A ciência chega aos blogs

Primeira página de alguns blogs de ciência: em sentido horário, Ciência em dia , Por dentro da ciência Idéias antigas e It’s equal but it’s different . (imagens: reprodução)

Em tempos de compras, namoros e cursos pela internet, a divulgação científica busca novos caminhos para chegar ao seu público. Os blogs, páginas pessoais que funcionam como um diário virtual, vêm sendo utilizados por cada vez mais pesquisadores e jornalistas para disponibilizar as novidades na área da ciência ou simplesmente expressar suas opiniões sobre os mais variados temas.

Para seduzir sempre mais leitores, a linguagem utilizada é simples e acessível, embora os temas abordados sejam por vezes árduos e específicos: da biotecnologia à física quântica, há assunto para todos os gostos. O foco em uma determinada área do conhecimento, porém, não é regra entre os ‘blogueiros’ científicos.

O jornalista Marcelo Leite, colunista da Folha de São Paulo e criador do blog Ciência em dia , por exemplo, prefere fazer de sua página uma miscelânea. “A seleção dos temas que abordo é caótica, como a internet”, explica. “Visito vários sites e blogs que acho legais, além de revistas e boletins científicos. Dou atenção especial aos temas sobre ciência e sociedade, mas o critério básico é que o assunto permita uma abordagem improvável, diferente das do noticiário geral.”

Marcelo comenta os textos que encontra de forma descontraída e reproduz trechos de outros autores. Já Adilson de Oliveira, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), utiliza o blog Por dentro da ciência para oferecer seus artigos a um público diferente daquele que acessa o site AOL-Educação, onde seus textos são originalmente publicados.

“Considero a divulgação científica uma responsabilidade de quem trabalha com ciência e acho que blogs são um espaço novo para a divulgação de notícias e idéias”, conta. O pesquisador alerta, no entanto, para o conteúdo duvidoso de alguns sites. “O fato de uma informação estar publicada na internet não significa que esteja correta. Um dos grandes desafios da educação para o século 21 será formar indivíduos que tenham uma visão crítica sobre as informações que recebem”, aposta.

Quem visitar a página Idéias antigas entenderá do que ele está falando. O autor do blog, biólogo que prefere identificar-se como Paranthropus – seu gênero favorito de hominídeo – afirma não ter compromisso algum com os fatos. “Criei uma identidade secreta porque o blog é absolutamente pessoal”, revela. “Não o vejo como um veículo informativo, mas um local onde posso falar do que quiser.” A informalidade excessiva na linguagem, às vezes chula, e a falta de compromisso com a atualização da página refletem essa maneira de pensar.

Já Daniel Doro Ferrante, doutorando em Física pela Brown University (EUA) e autor da página It’s equal but it’s different , mistura comentários sobre sua vida pessoal e citação e comentários sobre artigos e temas científicos. “Creio que os blogs vão ajudar a diminuir a distância entre leitores e pesquisadores, criando até mesmo uma relação pessoal entre ambos”, especula.

Com vantagens como facilidade de publicação e custos mínimos de manutenção, os blogs poderão atingir um público amplo que revistas e outros veículos de divulgação científica ainda não conseguem alcançar. Além disso, nesses veículos a interação mais fácil com o leitor permite direcionar as informações de maneira precisa. Mas há ainda desafios pela frente, como a garantia de confiabilidade do conteúdo e a visibilidade no oceano de informações da internet. Em todo caso, a chegada dos blogs

de ciência é muito bem-vinda e pode contribuir para aumentar a difusão da ciência na sociedade.

Catarina Chagas