A ciência contra-ataca

Eis o segundo vídeo – de uma trilogia – produzido pelo Programa de Oncobiologia, rede vinculada ao Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Para quem não lembra, é o mesmo grupo que em outubro passado (exatamente um ano atrás) colocou no ar o Amor nos tempos do HPV, desenho animado que conta a história de um casal que, por não usar camisinha, acaba contraindo o vírus.

Agora, é a vez do Jogo de uma morte anunciada, vídeo feito com a técnica de rotoscopia (desenho sobre a filmagem) que tenta conscientizar, sobretudo os jovens, em relação ao tabagismo.

Assista abaixo ao Jogo de uma morte anunciada

O vídeo foi realizado após uma pesquisa feita com 197 jovens de favelas cariocas e 203 jovens cientistas. Houve uma disparidade em alguns números da pesquisa. Por exemplo, foi observado que apenas 7% dos jovens biomédicos fumavam, em comparação aos 61% residentes da favela.

Apesar disso, mais de 90% de jovens de ambos os grupos sabiam que o fumo provocava câncer. A diferença: apenas os jovens cientistas acusaram os outros malefícios do fumo, como envelhecimento precoce da pele, impotência etc.

O vídeo conta com personagens fazendo as vezes dos agentes do tabagismo: a indústria, o tabaco, o alvo e o desejo.

O curta-metragem foi feito com o intuito de atingir também a parcela de jovens com deficiência auditiva. No final, há inclusive uma participação animada de um jovem traduzindo o que aconteceu para a linguagem dos surdos.

A animação final da trilogia de prevenção ao câncer será o Memórias de minhas pintas tristes (parece que o pessoal do Programa de Oncobiologia é realmente fã de Gabriel García Márquez). Ficamos no aguardo.

Thiago Camelo

Ciência Hoje On-line