Prestação de conta

Em geral, vemos bem pouco os colunistas da CH On-line. Nossa relação é praticamente virtual! Natural, porque, primeiro, nem todos moram no Rio de Janeiro (onde fica nossa redação); segundo, a publicação das colunas não exige um contato presencial; e terceiro, nossos cotidianos raramente se cruzam.

Resolvemos então ir à caça de um deles e fazer um trabalho – ainda – fundamental ao jornalismo: sair da redação e ir a campo apurar.

Com uma câmera de vídeo em punho, visitamos o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) do Instituto de Ciências Biomédicas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para quem não associou o lugar à pessoa, é no LaNCE que Stevens Rehen – nosso novo colunista – desenvolve estudos com neurônios reprogramados a partir de células da pele de pessoas com doenças mentais, além de pesquisar formas de cultivar células-tronco embrionárias visando à aplicação clínica.

Passamos uma tarde inteira no laboratório chefiado por Rehen e tivemos o privilégio de acompanhar o dia a dia de um cientista que é referência na área que estuda.

Rehen conversou com a CH On-line sobre o seu trabalho e o que pretende escrever em sua coluna Bioconexões. É bom lembrar: o primeiro texto de Rehen na nossa página, sobre neurônios reprogramados e esquizofrenia, chegou à casa dos 2 mil leitores. Uma excelente marca de estreia.

Abaixo, assista à conversa que tivemos com Rehen. Além das suas pretensões para futuras colunas, o biólogo falou também da sua relação com a divulgação científica e as mídias sociais (siga-o no Twitter) e, claro, das pesquisas diárias no LaNCE.

Para Rehen, um dos significados de escrever a coluna é “prestar contas à sociedade do dinheiro público que é investido em seu laboratório”.