A ciência vista por quem faz

Para comemorar o número 100 da revista Pesquisa Fapesp , sua equipe organizou uma coletânea com depoimentos de 26 pesquisadores de diversas áreas, brasileiros na maioria. As entrevistas foram publicadas entre 1999 e 2004 e seus temas variam da genômica à óptica quântica.

Prazer em conhecer foi organizado pela diretora de redação da revista, Mariluce Moura. Na introdução, ela discute as características da entrevista: “nenhum outro texto jornalístico parece dar acesso tão direto às verdadeiras palavras, às idéias, às emoções explicitadas de alguém (…), quanto a entrevista pingue-pongue”.

As entrevistas estão divididas por área: humanidades, ciências biológicas e física. Na parte de humanidades, o filósofo Pablo Rubén Mariconda fala sobre sua tradução da obra mais polêmica de Galileu Galilei, Diálogos sobre os dois máximos sistemas do mundo (1632).

Na mesma parte, o crítico Ismail Xavier discute a história do cinema nacional e o médico Leopoldo De Meis discorre sobre seu esforço para tornar a ciência mais compreensível e aumentar o diálogo entre os cientistas. Completam a lista de entrevistados Muniz Sodré, Leandro Konder, Alfredo Bosi, José Arthur Giannoti, Otavio Frias Filho e Roberto Schwarz.

O controverso geneticista Craig Venter, criador da Celera – empresa que competiu com o consórcio público no seqüenciamento do genoma humano -, inicia o capítulo de ciências biológicas. O neurocientista Iván Izquierdo, um dos maiores especialistas em fisiologia da memória do mundo, descreve os mecanismos de lembrança e esquecimento. O norte-americano Walter Gilbert, inventor de um dos primeiros métodos de seqüenciamento de DNA – o que lhe valeu o Nobel de química de 1980 -, debate a pesquisa genômica.

O biólogo inglês Andrew Simpson, que construiu sua carreira no Brasil, conta os passos iniciais para o desenvolvimento do projeto genoma da bactéria Xylella fastidiosa – que rendeu pela primeira vez a um grupo brasileiro a capa da revista Nature . Os outros entrevistados das ciências biológicas são João Carlos Setúbal, Bob Waterson, José Fernando Perez, André Goffeau, Carlos Alfredo Joly e Vanderlei Perez Canhos, Chana Malogolowkin, Carmen Martin e Fernando Reinach.

O capítulo reservado à física traz entrevistas com José Leite Lopes, grande nome da pesquisa em física de partículas e teoria de campos, Luiz Davidovich, mundialmente reconhecido por seu trabalho sobre óptica quântica, Marcello Damy e Roberto Salmeron.

O livro se destina a todos os interessados por ciência e representa uma ótima oportunidade para saber a quantas anda a ciência brasileira. A introdução e a apresentação da obra traz ainda uma boa aula sobre entrevista, que deve interessar aos estudantes de jornalismo.

Os depoimentos permitem que o leitor conheça como é feita a ciência e o que pensam os cientistas sobre seus estudos. Nas palavras do coordenador científico da Fapesp, o filósofo Luiz Henrique Lopes dos Santos: “se as entrevistas que compõem o livro contribuírem para ao menos arranhar a representação mítica da pesquisa científica como atividade etérea de produção de conceitos e teorias, não terão feito pouca coisa”.

Prazer em conhecer – as entrevistas de Pesquisa Fapesp
Mariluce Moura (org.)
São Paulo, 2004, Editora Fapesp / Instituto Uniemp
Fone: (11) 3838-4000 / 288-0466
424 páginas – R$ 38,00

Eliana Pegorim
Ciência Hoje On-line
24/09/04