A importância da história da ciência

Já tratamos do tema aqui no Alô, Professor, e sempre vamos voltar a ele, tamanha é a sua importância e a vigência nas conversas que travamos com os professores. A história da ciência é apontada como uma das maiores defasagens na ementa dos colégios atuais. Alguns educadores, entre eles a bióloga Tatiana Nahas e os físicos do Grupo Teknê (já conversamos com ambos), defendem que o tema deve ser prioridade nas salas de aula.

Há pouco tempo, a turma da Casa da Ciência nos deu a dica de um vídeo produzido pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ que trata o tema com muita propriedade. O Projeto Ciência e Arte, chefiado pelo professor Leopoldo de Meis, tem como objetivo, como o nome já indica, produzir material didático que misture ciência e arte. Esse material já foi distribuído em várias escolas públicas do país.

O último vídeo produzido pelo grupo foi disponibilizado no YouTube, e trata exatamente da história da ciência. História que anda paralela à dinâmica do mundo, influenciando e sendo influenciada pelas vontades do homem. Em Luz, trevas e o método científico, a história da ciência é contada desde o começo do universo. Cada passo do ser humano dialoga, em uma via de mão dupla, com as descobertas dos cientistas. Desde quando Aristóteles afirmou que a Terra é redonda apenas com a observação da vela dos barcos, passando pelo franciscano Roger Bacon e seus experimentos com lentes até chegar – finalmente – às descobertas atuais.

Todo filme é ditado por um tom extremamente humanista, com pontuações do próprio professor Leopoldo de Meis sobre as benesses e as tragédias – quando mal utilizada – que a ciência pode trazer.

Assista ao filme Luz, trevas e o método científico nos vídeos abaixo