Abecedário da física

Você sabe o que é o efeito fotovoltaico? Lembra-se do enunciado da segunda lei de Kepler? Conhece o físico norte-americano que ganhou o Nobel de 1969? Se o leitor se engasgou na hora de responder a pelo menos uma dessas perguntas, talvez seja hora de consultar o novo integrante da família de dicionários lançados pelo Instituto Antonio Houaiss em conjunto com a editora Objetiva.

Escrito pelo físico Itzhak Roditi, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o dicionário reúne definições de conceitos ligados a diferentes áreas da disciplina, como acústica, mecânica, óptica, eletricidade, física nuclear, física quântica e relatividade, além de diversos termos relacionados a outros campos. No total, são mais de 4 mil verbetes apresentados de forma clara e concisa, muitos deles acompanhados de ilustrações, tabelas, fórmulas e equações.

O livro traz ainda pequenas biografias de cientistas e filósofos que contribuíram para conhecimento da física, desde o filósofo grego Aristóteles (século 4 a.C.) até o físico russo Vitaly L. Ginzbur (1916-), um dos ganhadores do Nobel de 2003, passando pelos grandes nomes da história da disciplina, incluindo Galileu Galilei (1564-1642), Isaac Newton (1642-1727) e Albert Einstein (1879-1955). O autor inclui ainda importantes nomes da história da física no Brasil, como Cesar Lattes (1924-2005), José Leite Lopes (1918-) e Jaime Tiomno (1920-).

A linguagem e os conceitos da física são fundamentais não só para cientistas, como também para estudantes, engenheiros, médicos, jornalistas e para os cidadãos comuns. Por isso, esse dicionário é direcionado para todos que gostam dessa disciplina ou precisam conhecer sua história e terminologia. Mas é importante lembrar que a obra não pretende exaurir o conjunto dos conhecimentos da física e, como toda empreitada dessa natureza, já nasce incompleta, pois a própria física é dinâmica e está contínua transformação.

Em tempo: o efeito fotovoltaico “consiste na produção de uma diferença de potencial entre duas camadas sobrepostas de materiais diferentes quando expostas à radiação eletromagnética”. A segunda lei de Kepler postula que, “numa órbita planetária, para tempos iguais, o raio vetor que liga o Sol ao planeta varre superfícies de mesma área”. E o Nobel de física de 1969 foi para Murray Gell-Mann (1929-), “por seu trabalho sobre a classificação de partículas elementares e suas respectivas interações”.

Dicionário Houaiss de Física