Adeus a um grande geneticista

Recebemos com pesar hoje a notícia da morte do geneticista Euclides Fontoura da Silva Junior, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele era diretor do Museu de Ciências Naturais da UFPR, além de integrar o Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje.

Segundo o obituário da Gazeta do Povo, o geneticista morreu em decorrência de uma infecção hospitalar contraída na recuperação de uma cirurgia para curar um câncer de intestino.

O corpo do professor está sendo velado durante o dia de hoje, 9 de junho, na capela da reitoria da UFPR. Amanhã, segue para a Capela Vaticano, onde será cremado após uma homenagem.

Eis alguns dados biográficos do geneticista, ainda segundo o obituário da Gazeta do Povo:

Silva dedicou sua vida à educação. Ele entrou na UFPR aos 13 anos, como auxiliar de serviços gerais. Aos 18 anos, já era laboratorista na instituição. Escolheu a biologia como área de atuação e seguiu carreira como professor. Os estudos prosseguiram, com especializações da área de genética.

Dentro da universidade, teve uma participação intensa: foi chefe de departamento e diretor do setor de ciências biológicas por várias vezes e também participava do comitê de ética do setor. Silva também era membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do conselho editorial do Instituto Ciência Hoje. Ele também coordenava as ações do programa Ciência Vai à Escola.