Agenda para quarta-feira e um pouco mais sobre hoje

agenda parta quarta-feira 3
Minha credencial. Ninguém fica bem nestas fotos. Ninguém.

Vem chegando a noite na Campus Party. Às vezes ouço gritos que reverberam por todo o pavilhão. Ouvi esses gritos o dia todo e preciso investigar do que se trata: se é só um flash mob (mobilização relâmpago) estranho ou se pode ter a ver com a turma disputando campeonato de videogame.

O primeiro dia na Campus Party se parece com a chegada a uma cidade desconhecida

Ainda vão acontecer várias atividades hoje, mas fiquei tempo o suficiente para fazer a primeira impressão do evento: não é lá muito diferente do dia em que você chega a uma cidade em que nunca esteve. Olha tudo na ponta dos pés por algumas horas, não entra em caminhos estranhos, procura a praça principal para se situar e, aí sim, resolve mergulhar nas ruas do lugar.

Por aqui dá no mesmo. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que exercer o livre-arbítrio já é lei. Preciso escolher aonde ir e, se for o caso, mudar de plano. Hoje mesmo não segui exatamente a agenda que me propus ontem. Fui levado para outros lugares, como em toda boa viagem.

Vi meninos bem jovens e com uma visão de mundo muito impressionante aos meus olhos mais velhos que os deles. Todos já produtores e com conteúdo na internet.

Fiquei especialmente atento ao trabalho de João Montanaro, um garoto de apenas 13 anos que publica quadrinhos em seu blogue, na Folha de S. Paulo e na Revista Mad.

No fim do debate a que assisti, João foi solicitado para várias entrevistas, pelo fato de já ser um pouco conhecido no mundo dos quadrinhos, mas também por falar com tanta clareza sobre o seu trabalho.

agenda parta quarta-feira
João Montanaro dá entrevista para um canal de televisão.

Wi-Fi bloqueado   

A nota chata do dia é que, aparentemente, o Wi-Fi realmente não será liberado na Campus Party. Fico conectado por conta de dezenas de iniciativas voluntárias dos próprios ‘campuseiros’ (nome dado aos visitantes que acampam no evento) que liberaram a conexão de internet para qualquer um. Algumas pessoas, no entanto, ficam com receio de entrar em redes sem segurança. Sobram milhares de plugues para conexão a cabo espalhados pelo chão, mas nem sempre à mão.

agenda parta quarta-feira 2
Escrevo no momento de uma conexão a cabo, do mesmo modo que o rapaz ao meu lado.

Agenda, quarta-feira (dia 27 de janeiro)

O dia de hoje ensinou que não dá para ter uma agenda fixa no evento. Mesmo assim, arrisco novamente uma tentativa de organização para amanhã. Vamos lá:

11h30 – Música: Debate MTV, o fim do MP3.

15:45 – Debate: Jornalismo na rede.

17:30 – Debate: Existe ex-blogueiro?

Até quarta-feira!


Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line