Água boa para todos


Ministra Marina Silva escreve mensagem a visitantes da exposição Água para a vida, água para todos . Clique na imagem para ouvir um trecho da fala da ministra durante a exposição (formato MP3, 1,4 MB).

Em visita à exposição Água para a vida, água para todos

, preparada pela ONG World Wildlife Fund e montada no estacionamento do centro de convenções Expo Trade, em Pinhas, onde acontece a COP8, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao falar sobre o lançamento do Plano Nacional de Recursos Hídricos, disse que o Brasil tinha motivos para comemorar o Dia Mundial da Água naquele 22 de março.

 

A ministra destacou que o Brasil, em atendimento a uma das metas estabelecidas pela ONU para o novo milênio, é o primeiro país da América Latina a lançar um plano de manejo dos recursos hídricos. O objetivo é que todos os brasileiros tenham acesso a água de boa qualidade – um desafio para os países em desenvolvimento. “Já há planos para cinco estados, e estão sendo firmados convênios para estender a iniciativa a outras áreas do país até o final do ano”, disse a ministra.

 

A exposição itinerante Água para a vida, água para todos estimula o visitante a refletir sobre o uso sustentável da água (fotos: Célio Yano).

Até esta quarta-feira o Brasil participou do 4º Fórum Mundial das Águas, no México, onde apresentou as experiências de gestão integrada de recursos hídricos e de gestão descentralizada, com os comitês de bacias hidrográficas. A ministra lembrou que o país tem uma política de cobrança voluntária do uso da água e que o recurso captado se destina à recuperação de bacias.

 

Água para a vida, água para todosé uma exposição itinerante preparada sobre um caminhão que vai percorrer as cinco regiões brasileiras. Sobre o veículo, painéis e jogos estimulam o visitante a compreender problemas relacionados com o uso sustentável da água e a refletir sobre eles.

 

 

 

Célio Yano

 

Especial para a CH On-line / PR
23/03/2006