Ao vivo

Ontem tivemos uma experiência diferente. Inauguramos, para valer, o nosso Twitter para coberturas de eventos em tempo real: o @CHtemporeal. Já havíamos experimentado esse tipo de cobertura durante a Campus Party, em janeiro. Mas ontem foi para valer.

Acompanhamos ao vivo a mesa-redonda ‘A prática da divulgação científica e as novas mídias sociais’, que faz parte do evento VIII Escola do CBPF – atividade promovida para professores e alunos de graduação e pós-graduação de todo o país pelo Centro Brasileiro de Pesquisa de Física (RJ).

O debate reuniu três nomes reconhecidos da blogosfera científica: Dulcídio Braz Júnior (do Física na Veia!), professor do Colégio Anglo São João (SP); Leandro Tessler (do Cultura Científica), professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW/Unicamp) e Fernanda Poletto (do Bala Mágica), farmacêutica e aluna de doutorado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS).

Plateia participativa dentro e fora do CPBF

Instalamo-nos no auditório do CBPF 15 minutos antes do evento. Computador ligado, internet no ar. Alguns leitores, como o conhecido blogueiro de ciência Roberto Takata, já haviam mandado perguntas. 

aovivo1.1
aovivo2

 Nosso papel, portanto, era o de reproduzir o que os palestrantes falavam e, quando possível, repassar as perguntas que nos enviavam via Twitter aos debatedores. Uma interação que exige calma e concentração, porque não é uma simples apuração: tudo o que escrevemos é enviado instantaneamente aos nossos seguidores. Não há lá muito espaço para erro de português ou má interpretação de uma frase.

Tudo correu bem. Cada um contou um pouco sobre sua experiência na blogosfera.

aovivo8
aovivo4
aovivo6

A plateia, do lado de cá do computador, também interferia. Leandro, por exemplo, foi abordado por dois físicos que assistiam à palestra: ambos discordaram – elegantemente – do modo como ele trata a física. Segundo os espectadores, a ciência, diferentemente do que Leandro deu a entender, não seria a única forma de saber. Haveria outras.

Manifestações do lado de lá do computador não tardaram a chegar. Quando Dulcidio sugeriu que o governo deveria investir mais em blogues de educação, um leitor falou:

aovivo7

 

Chancela de quem?

Um assunto que perpassou todo o debate é comum à maioria dos blogues – dos políticos aos culturais. Porém, na blogosfera científica, o tema ganha ainda mais destaque.

Como diferenciar um blogue com conteúdo de qualidade de outros com textos ruins ou irresponsáveis? Algumas respostas surgiram: os selos do ScienceBlogs e do Research Blogging, por exemplo, dão seu aval a páginas confiáveis, que o usuário pode visitar sem medo.

O consultor da Simples (empresa que desenvolveu o portal da CH) Andre Nogueira, em tom de elogio-brincadeira, sugeriu:

ao vivo 9

Se por um lado não temos a pretensão de nos colocarmos como avalizadores de conteúdo na internet, é fato que temos uma espécie de seleção das melhores páginas que lemos na rede. São os blogues, revistas e outras publicações que indicamos – buscamos ali inspiração para muitas de nossas reportagens.

Está longe de ser uma lista exaustiva, claro, até porque ela está em atualização constante, mas o Delicious da CH On-line tenta fazer essa pré-seleção para o leitor. Esboçamos, inclusive, uma categorização dos sites pelos quais passeamos. Entre as divisões, temos vários blogues em destaque. Confiamos no que lemos ali.

Próximo evento: SBPC

E, assim, a interação continuou. Até o final da mesa. Que teve ainda mais conversa, dessa vez em um outro tipo de suporte – o vídeo. Ainda não inauguramos a nossa ideia de transmissão de evento em tempo real (mas é questão de tempo). Portanto,  amanhã publicaremos no Alô, Professor um depoimento bacana que Dulcidio nos deu sobre “a aula que nunca irá esquecer”.

O recado é este: estamos firmes com as nossas redes sociais. E, semana que vem, nossa equipe viajará a Natal para cobrir a 62ª Reunião Anual da SBPC, o maior encontro de cientistas do país. O @CHtemporeal, claro, também estará por lá. Até o Nordeste!


Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line