Arte comentada na rede

A última edição do sobreCultura trouxe uma matéria sobre o artista e escritor renascentista Giorgio Vasari (1511-1574), considerado o pai da história da arte. Na reportagem, conversamos com o historiador Luiz Marques, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que recentemente lançou (como tradutor e autor da introdução e notas) a primeira edição brasileira integral e comentada da obra-prima de Vasari, Vida de Michelangelo Buonarroti. Mas a admiração de Marques pela arte não se limita ao estudo de Vasari e do Renascimento. O pesquisador é responsável por um museu virtual dedicado à arte ocidental do século 1 até o século 20.

“O foco do Mare é escapar da simples proliferação ilimitada e indiscriminada de imagens na internet e propor obras de relevância para a história da arte com critérios históricos”

O site criado por Marques, Mare (Museu de Arte para a Pesquisa e Educação),  é um banco de imagens, textos e sons relacionados aos temas representados na arte desde a Antiguidade. Aberto a todos os interessados, é especialmente dedicado a estudiosos do assunto.

“O foco do Mare é escapar da simples proliferação ilimitada e indiscriminada de imagens na internet e propor obras de relevância para a história da arte com critérios históricos”, explica Marques.

Na página, há um índice iconográfico e também um sistema de busca de obras de arte por artista, tema, palavras-chave ou período histórico. É possível contemplar pinturas, esculturas, fotografias, textos e até músicas. Entre os temas predefinidos estão imagens científicas, etnográficas, caricaturas, paisagens, literatura, mitologia e alegorias.

O site ainda indica coleções de variados museus e instituições pelo mundo. É possível, por exemplo, espiar o acervo do Museu Arqueológico Nacional de Atenas ou da Biblioteca Nacional da França.

Todas as obras catalogadas na página são acompanhadas por uma ficha museográfica e textos analíticos, referenciados com bibliografia, escritos por uma equipe de cerca de 20 especialistas em história da arte que colaboram com o projeto. 

Confira uma galeria com
algumas obras reunidas na página


Sofia Moutinho

Ciência Hoje On-line