Arte e meio ambiente

Usar a arte para falar de meio ambiente. É esse o principal intuito da exposição ‘Portinari – Arte e meio ambiente’, em cartaz até o dia 16 de dezembro na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro. A mostra reúne réplicas de 28 quadros pintados por Cândido Portinari.

Dividida em cinco módulos, a exposição aborda o equilíbrio entre os seres humanos, a relação destes com o espaço em que vivem, temáticas relacionadas à água, a exploração dos recursos minerais e a biodiversidade brasileira. Entre as obras em exibição estão as réplicas dos famosos painéis Guerra e Paz e dos quadros Retirantes e Rio Tietê.

Para complementar a mostra, são oferecidas duas atividades: oficinas de arte para  crianças e curso de capacitação para professores. No curso – que já está com inscrições esgotadas –, além de entrar em contato com a obra de Portinari, os docentes receberão sugestões de como utilizá-la em sala de aula.

“Mas por que réplicas?”, perguntarão apreciadores da arte. Suelly Avellar, idealizadora da exposição e arte-educadora do Projeto Portinari, explica que os quadros originais estão em coleções particulares ou em museus e que usá-los restringiria a exposição às grandes cidades. “Como diz o Milton Nascimento naquela música [‘Nos Bailes da Vida’], todo artista tem que ir aonde o povo está e é essa música que a gente usa como nosso mote”, diz.
 

Confira o vídeo da CH On-line sobre a exposição

 

Arte e meio ambiente
Terça a sexta: de 9h às 20h
sábados, domingos e feriados: de 10h às 20h
Até 16 de dezembro | Entrada franca
Casa da Ciência/UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ www.casadaciencia.ufrj.br