As 2010 listas para o ano novo

Como em todo final de ano, vemos a elaboração de um sem-número de listas que vão desde o melhor até o pior vestido, os melhores filmes e peças de teatro etc. Nós também aproveitamos a oportunidade para fazer nossas próprias listas, normalmente repletas de atividades e mudanças que gostaríamos de promover em nossas vidas no ano que se inicia: fazer aquela dieta, largar o cigarro (Arrgh!), sermos mais pacientes e amorosos com os nossos entes queridos…

Também fiz a minha lista para 2010, mas gostaria de discutir uma outra relação: a dos maiores êxitos da ciência no ano que recém se encerrou. Revistas científicas conceituadas como a Science e publicações populares como a revista americana Time, com a sua tiragem de mais de 3,3 milhões de números semanais, foram unânimes em apontar uma mesma descoberta como o maior êxito científico em 2009.

Para a alegria de muitos paleontólogos (como o meu colega Alexander Kellner), essas publicações elegeram como o principal fato científico de 2009 a identificação de uma fêmea de Ardipithecus ramidus (ou, como é conhecido carinhosamente, ‘Ardi’), um hominídeo que viveu há 4,4 milhões de anos na Etiópia.

Os restos fossilizados de ‘Ardi’ são mais de um milhão de anos mais antigos que os de ‘Lucy’, o mais antigo ancestral hominídeo conhecido e, por isso, nos aproximam mais do elo evolutivo existente entre a nossa espécie e os outros primatas.

Contudo, deve de ser lembrado que, apesar do estardalhaço com que ‘Ardi’ foi tratado no ano passado, a sua descoberta ocorreu em 1992, após ter sido vasculhada cuidadosamente uma enorme extensão do deserto etíope. Somente agora, após 17 anos de análises cuidadosas, uma equipe de cientistas liderados por Tim D. White, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, publicou uma análise dos mais de 100 fragmentos desse esqueleto na Science a partir de outubro último.

Portanto, além de sua importância para a ciência, ‘Ardi’ serve de lição para muitos que estejam se iniciando na vida científica ou que queiram se dedicar a ela. A ciência é apaixonante, mas as suas descobertas – e o sucesso provenientes destes achados – somente podem ocorrer após se trilhar um caminho feito de percalços, algum sofrimento e muita dedicação.

Aposto que você está interessado em conhecer algumas das outras descobertas científicas marcantes do ano passado. Espere mais um pouco que conto depois…


Jerry Carvalho Borges
Departamento de Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras