Bate-papo com sociólogos

Uma conversa com os principais nomes da sociologia brasileira, na qual os pesquisadores contam um pouco de sua vida pessoal e profissional, falam sobre seus mais importantes estudos e influências teóricas, além de discutirem o ensino da sociologia no país. Assim é Conversas com Sociólogos Brasileiros , que revela a história da sociologia no Brasil por meio do testemunho de renomados estudiosos da área. O discurso oral, que costuma ser deixado de lado por ser considerado subjetivo, está presente em todo o livro. A obra mostra, assim, que o depoimento também é uma importante fonte de pesquisa para a melhor compreensão de um processo histórico.

Ao todo, são 21 entrevistas realizadas pelos cientistas sociais Elide Rugai Bastos, Fernando Abrucio e Maria Rita Loureiro e pelo economista José Marcio Rego. Entre os sociólogos escolhidos, encontram-se Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Werneck Vianna. À medida que o livro avança, o leitor percebe o tamanho do legado deixado por alguns deles e sua influência na formação de tantos outros – um caso especial é Florestan Fernandes, citado pela maioria dos sociólogos presentes na publicação.

Apesar das diferentes idéias e pesquisas que Conversas com Sociólogos aborda, os próprios organizadores da obra ressaltam, na apresentação, algumas dificuldades que, de fato, atrapalham um pouco a ambição do livro de ser “um painel representativo da diversidade do pensamento sociológico brasileiro.” A concentração dos entrevistados no eixo Rio-São Paulo – especialmente na Universidade de São Paulo, onde as ciências sociais nasceram e se firmaram – acaba por retratar a existência de um círculo muito restrito entre os principais estudiosos da sociologia: quase todos tiveram os mesmos professores e orientadores, participaram juntos de pesquisas, deram aulas nas mesmas universidades. Apesar disso, tal dificuldade é válida na medida em que revela como o Brasil tem seu conhecimento sociológico ainda muito limitado a poucos pólos de produção científica.

Os entrevistadores buscaram seguir a mesma linha de perguntas para todos os sociólogos, com diferenças apenas no que tange ao trabalho específico de cada um. Isso permite ao leitor conhecer várias opiniões sobre um mesmo assunto, o que o ajuda a entender melhor algumas questões, como o papel da sociologia na sociedade, a avaliação de seu ensino dentro de um contexto de mudanças e os problemas da universidade pública no Brasil.

Uma grande dificuldade para o leitor leigo presente em toda a obra é a citação de inúmeras pesquisas e teorias desconhecidas para os que não trabalham com o assunto, o que por vezes torna a leitura arrastada e cansativa. Mas a possibilidade de ler as entrevistas separadamente, já que são independentes umas das outras, ajuda a superar o problema. Além disso, a qualquer momento, o leitor pode voltar a se deparar com discussões mais gerais, que envolvem problemáticas brasileiras de maior alcance. Os estudiosos da área, por sua vez, terão certamente um rico material em suas mãos. 

Conversas com Sociólogos Brasileiros
Elide Rugai Bastos, Fernando Abrucio,
Maria Rita Loureiro e José Marcio Rego
São Paulo, 2006, Editora 34
Tel: (11) 3032-6755
464 páginas – R$48,00

Mariana Benjamin
Ciência Hoje On-line
07/03/2007