Boas lembranças

No dia 14 de junho começa uma exposição no Rio de Janeiro, na Casa da Ciência, para celebrar os 30 anos do projeto Ciência Hoje. Há cerca de um mês, propusemos aos nossos leitores a participação na nossa festa e fizemos um chamamento. Agora, é hora de reiterá-lo.

Quer participar da nossa exposição? Basta gravar um vídeo dando um depoimento sobre sua relação com a revista Ciência Hoje

Quer participar da nossa exposição? Basta gravar um vídeo dando um depoimento sobre sua relação com a revista Ciência Hoje, ou sobre alguma reportagem ou artigo publicado em uma das centenas de edições da CH que tenha marcado você ou alguma passagem da sua vida. Se preferir, pode, ainda, dar a sua visão sobre o papel desempenhado pela revista na divulgação científica nacional. 

Depois, é só postar o depoimento em alguma plataforma de compartilhamento de vídeos, como o YouTube ou o Vimeo, e mandar o link para a gente – por e-mail, pelas redes sociais (em nossoFacebook ou no Twitter) ou simplesmente divulgando nos comentários deste post do Bússola. Os vídeos enviados até o dia 6 de junho serão incorporados à exposição Ciência Hoje 30 anos.

Para adiantar como serão os depoimentos da exposição, mostramos agora dois vídeos feitos aqui, de forma bastante informal, na redação da CH

O primeiro depoimento é de um velho conhecido dos leitores da revista, o colunista Marco Moriconi. Descobrimos que o físico da Universidade Federal Fluminense, muito antes de ser colaborador, era fã e leitor da CH. E que, nos idos da década de 1980, o então estudante de ensino médio já folheava nossas páginas. Veja, abaixo, o depoimento.

O segundo vídeo é do filósofo e historiador da ciência Antonio Augusto Passos Videira. Amigo da revista e eventual colaborador, Videira é professor do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em seu depoimento, ele fala sobre como usa a revista para melhorar o conhecimento dos alunos em áreas que não são suas especialidades, como as ciências duras. 

Assista a seguir ao depoimento de ‘Guto’, como é carinhosamente conhecido.

Note que quase não há edição nesses vídeos. É esse mesmo o clima. A mensagem é: qualquer pessoa pode gravar o seu depoimento, mesmo que seja pela webcam. O que importa é não ficar de fora da exposição. Ainda dá tempo! 

Atenção: prorrogamos o prazo de envio
do vídeo até o dia 1 de julho. 

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line