Conforme combinamos, passo agora a descrever algumas das apostas em relação às pesquisas científicas para 2010 das duas principais revistas da área, a norte-americana Science e a inglesa Nature.
- Apresentação das primeiras imagens detalhadas da Missão Planck da Agência Espacial Europeia. A sonda Planck está examinando a radiação cósmica de fundo do universo (emissão de micro-ondas), com um nível de precisão e de resolução angular nunca antes visto. A sonda deverá fornecer informações relevantes de vários assuntos cosmológicos e astrofísicos e permitirá o teste de teorias sobre a origem do universo.
- Criação de um genoma bacteriano inteiramente artificial e a sua introdução em uma bactéria, dando-se assim um enorme passo nas pesquisas sobre a vida sintética. Essas pesquisas estão sendo realizadas por uma equipe de cientistas dirigida pelo biólogo norte-americano John Craig Venter (1946- ), um dos responsáveis pelo Projeto Genoma Humano. (Leia reportagens sobre dois estudos feitos em 2007 e em 2008 pela equipe de Venter que trouxeram avanços significativos nessa direção.)
Análise de alterações climáticas ocorridas nos últimos 40 mil anos por meio do exame de camadas profundas do gelo da região oeste da Antártica. Esse projeto, que está em sua fase final, permitirá analisar uma amostra de 3,4 quilômetros de profundidade e a comparação com análises similares já realizadas no hemisfério norte (Groenlândia).Estabelecimento de estratégias efetivas para a diminuição da perda da biodiversidade global, a partir de um encontro patrocinado pelas Organização das Nações Unidas a ser realizado em outubro próximo em Nagoia, Japão. Se tudo der certo, pretende-se diminuir as elevadíssimas taxas de declínio atual de espécies até 2050.O barateamento e o desenvolvimento das técnicas de sequenciamento de DNA permitirão a determinação do genoma completo do Homem de Neanderthal e de alguns de nossos antepassados. Também será possível se obter análises genômicas de alguns tipos de câncer e de algumas outras doenças humanas.
Nova rodada de discussões sobre definição de medidas efetivas para o combate às alterações climáticas e ao aquecimento global a ser realizada a partir do final de novembro na Cidade do México, tentando-se solucionar os problemas políticos e econômicos que não foram resolvidos em Copenhague no final de 2009.Descoberta de mais alguns outros planetas ‘similares’ à Terra em outros recantos do universo em uma estrela parecida com o nosso Sol. Pesquisas estão sendo realizadas com o telescópio Kepler da agência espacial norte-americana (Nasa) e já há um candidato em potencial: um planeta localizado na órbita de uma estrela anã vermelha.Primeiros resultados dos testes clínicos de um gel com substâncias antirretrovirais que previnem a contaminação com o vírus HIV-Aids e do emprego de drogas que podem ser administradas antes da realização de relações sexuais.
No próximo post continuarei a comentar sobre as expectativas para as realizações da ciência neste ano que se inicia.
Jerry Carvalho Borges
Departamento de Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras