Brasileiras finalistas

Andreia Fanzeres e Cristiane Prizibisczki, repórteres de O Eco – informativo on-line de notícias ligadas ao meio ambiente – estão entre os finalistas do Earth Journalism Awards (“Prêmio de jornalismo da Terra”, em tradução livre). Nessa fase da competição, os internautas escolherão a melhor reportagem ambiental.

As brasileiras concorrem com o projeto A trajetória da fumaça, que discute as origens e consequências das queimadas na região da floresta amazônica. O trabalho, composto de texto e entrevistas em vídeo, foi inspirado nos mais de cinco anos de cobertura da maior floresta tropical do planeta feita pela dupla para O Eco.

A trajetória da fumaça
Tela de abertura do projeto “A trajetória da fumaça”

Prizibisczki e Fanzeres – que começou na Ciência Hoje sua carreira no jornalismo científico – coletaram informações sobre o assunto durante cinco meses. Viajaram de carro por vários estados brasileiros, consultaram diversas pessoas e instituições ligadas à questão ambiental e gravaram mais de onze horas de entrevista em vídeo e em áudio.

A premiação acontecerá em 14 de dezembro em Copenhague (Dinamarca), que receberá naquele mês a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15). A reportagem vencedora será exibida para os interventores convidados pela organização do prêmio.

A votação será encerrada em 9 de dezembro. Quem quiser registrar seu apoio às duas jornalistas brasileiras pode votar aqui.

 

Raquel Oliveira
Ciência Hoje On-line