Caça ao tesouro… no espaço!

A imagem acima foi produzida a partir de observações do telescópio espacial Hubble. Os retoques artísticos, porém, ficam por conta deste repórter que vos escreve, convertido em moderno explorador virtual. A equipe da Agência Espacial Europeia (ESA), responsável pelas atividades de divulgação científica relacionadas ao telescópio, quer estimular mais internautas a seguir o exemplo e, com um toque de criatividade, ajudar a revelar os tesouros escondidos no precioso acervo do equipamento.

Lançado com esse intuito, o concurso Tesouros Escondidos do Hubble convida exploradores do espaço e do ciberespaço a colaborar diretamente com a divulgação da astronomia, trazendo a público, até 31 de maio, imagens duplamente inéditas do telescópio – é que a tarefa envolve não apenas desenterrar imagens do seu rico acervo, mas também incrementar seu visual.

A tarefa envolve não apenas desenterrar imagens do seu rico acervo, mas também incrementar seu visual

Há mais de 20 anos em órbita da Terra, o telescópio Hubble já registrou imagens de incontáveis estrelas, galáxias e eventos cósmicos. Porém, segundo os organizadores da competição, apesar dos registros passarem por uma análise inicial dos pesquisadores, muitas dessas impressionantes fotos jamais são levadas a público.

Embrenhando-se pelas minas do rei Hubble, o usuário certamente encontrará muitas candidatas a pepitas cosmológicas. Ao escolher uma delas, poderá ajustar parâmetros de cor e exposição com a ferramenta de edição disponibilizada no próprio site e, depois, postá-la no grupo criado para o concurso na rede social Flickr. As dez melhores combinações de beleza e originalidade serão premiadas e o explorador-artista por trás da grande vencedora levará um iPod Touch.

Quem quiser uma emoção adicional, pode desafiar os profissionais, baixando e usando o mesmo programa de computador com o qual os pesquisadores criam as sensacionais imagens divulgadas pela equipe do projeto Hubble, o FITS Liberator. É possível fazer o download da imagem e editá-la com o programa ou usá-lo para convertê-la para um formato aceito por outros editores de imagem, como o Gimp. As fotos devem ser postadas em um grupo do Flickr especial para essa categoria da competição. No baú do tesouro, um iPad para o vencedor.  

O mapa da mina espacial

Com a abundância de belas imagens, fazer um achado nessa aventura não é tão difícil. No entanto, como toda caça ao tesouro que se preze, o percurso não é simples. Além de concorrer com milhares de competidores, é preciso decifrar os códigos do Hubble – tarefa que, se não chega a estar repleta de armadilhas nem a ser complexa como um criptex, tampouco é muito intuitiva. Mas não entre em pânico. A CH On-line vai dar algumas pistas para quem se sentir confuso.

Como toda caça ao tesouro que se preze, o percurso não é simples, mas a CH On-line oferece algumas pistas para quem se sentir confuso

O sistema de busca permite acessar os dados de todos os equipamentos que compõem o telescópio. Apesar de reconhecer nomes de algumas formações, a ferramenta dá preferência a coordenadas – sua primeira dificuldade. Se não encontrar nada no início, não desanime, o universo é imenso e há lugares que mesmo o Hubble jamais registrou.

Também é possível – e útil – buscar por ‘todo o universo’: basta usar o termo 0 0 r=180d e selecionar apenas um instrumento do Hubble na busca avançada. A opção Color (level 4) apresenta apenas os resultados coloridos. Na verdade, esses registros são sobreposições de imagens sem cor geradas por filtros que captam faixas específicas de luz – já explicamos esse processo aqui no Bússola.

Tesouro desencavado, resta um último desafio. Como as imagens devem ser inéditas, é preciso consultar a galeria de imagens do Hubble divulgadas desde 1990. Os registros já conhecidos não serão premiados, mas não há limite de fotografias inscritas por pessoa.

Apesar dos pequenos contratempos, a aventura é interessante. É divertido explorar os recantos do universo, observar suas fascinantes formações e admirar nossa pequenez enquanto brincamos de arquiteto da criação, colorindo estrelas, nebulosas e galáxias.

Concurso Hubble
Alguns dos tesouros encontrados no acervo do telescópio; todos lapidados apenas com as ferramentas disponíveis na rede. (foto: Hubble’s Hidden Traesure)

Se ainda tiver dúvidas, acesse vídeos tutoriais da ferramenta. Mais informações e o regulamento completo do concurso estão disponíveis no site da iniciativa.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line