Caixa de histórias

O estudo de história na maioria das escolas tem como foco os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Para aprofundar o ensino da disciplina, professores do campus de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveram um material didático dinâmico que conta a história do município por meio de fotografias, mapas e outros documentos históricos.

Batizado de ‘Caixa de história’, o material foi desenvolvido a partir das pesquisas realizadas pelo professor Luis Resnik sobre a história de São Gonçalo e já foi ampliado para as cidades de Magé e Itaboraí.

Assista abaixo a uma vídeo-reportagem
sobre a ‘Caixa de história’

Para levar a ‘Caixa de história’ para sala de aula, foi desenvolvido o projeto ‘Conhecer e criar’. Nele, os pesquisadores da Uerj puderam analisar como o material foi usado pelos professores e se os alunos gostaram ou não da experiência.

As turmas escolhidas para participar do projeto foram o 8º e 9º anos do ensino fundamental e a turma de Educação para Jovens Adultos (EJA) da Escola Municipal Anísio Spíndola Teixeira, em São Gonçalo.

Confira abaixo uma vídeo-reportagem
sobre o projeto ‘Conhecer e criar’ e seus resultados


Fernanda Braune

Ciência Hoje On-line