Cardápio natalino

Os leitores atentos aos links para os textos da Ciência Hoje das Crianças na coluna da direita e os seguidores do Twitter da CH já conhecem a dica. Mas não custa repeti-la aqui.

Neste Natal, a equipe da CHC preparou uma ótima entrevista em vídeo com o astrônomo Gilson Vieira, do Planetário do Rio de Janeiro. Vieira discute as explicações astronômicas para a estrela de Belém, que, segundo a tradição católica, teria anunciado o nascimento de Jesus Cristo.

Seria um cometa? Uma supernova? O astrônomo afirma que uma conjunção de planetas no céu seria a explicação mais plausível para esse fenômeno. Confira:

O leitor que costuma navegar pela página inicial de nosso portal também já deve ter notado uma seleção de textos com temática natalina. Destacamos a coluna de Marco Moriconi na CH de dezembro, que propõe um jogo que pode ser praticado com nozes e outros itens da ceia de natal.

E não poderia faltar peru em nosso cardápio dezembrino! Sugerimos, portanto, a leitura da coluna deste mês do geneticista Sergio Pena, que destrincha as confusões taxonômicas que envolvem essa ave.

As colunas de temática natalina, aliás, já se tornaram uma tradição de Sergio Pena. Recomendamos a leitura dos textos que ele escreveu em dezembro de 2008 – Epístola dezembrina – e de 2007 – Sonata de Natal.

Com esse cardápio variado, só nos resta desejar ótimas festas a nossos leitores!