Carro inteligente, cidade sem trânsito

Passear pela cidade sem enfrentar engarrafamentos, estacionar com facilidade, gastar pouco com combustível. Talvez esses sejam os sonhos da maioria daqueles que dependem do carro no cotidiano. Nove indústrias e centros de pesquisa da Europa estão trabalhando no veículo que, um dia, poderá realizá-los. Seguro como um carro, fácil de manobrar como uma moto, o protótipo deve ficar pronto em dezembro de 2005. O nome do projeto, Clever , resume suas principais vantagens: é a sigla em inglês para ‘veículo compacto de baixa emissão para o transporte urbano’ e quer dizer, ainda, ‘inteligente’.

Novas pistas e estacionamentos poderão ser criados para o Clever,
que terá três rodas e metade da largura dos carros convencionais

Com três rodas, o novo carro poderá levar o motorista e um passageiro e terá um teto tão alto quanto o dos veículos convencionais, mas apenas metade de sua largura — um metro. Suas características possibilitariam a criação de pistas e estacionamentos especiais para esses modelos, o que poderia ajudar a desobstruir o trânsito das grandes cidades.

Totalmente voltado para o transporte urbano, o Clever não deve satisfazer os amantes da velocidade. Atinge no máximo 80 km/h, limite estabelecido para a maioria das grandes metrópoles. Outras vantagens, porém, podem agradar os usuários. O projeto inclui design arrojado e estrutura de metal reforçada para proteger o motorista em caso de acidente. Além disso, o veículo é totalmente fechado, uma proteção valiosa contra súbitas mudanças no tempo. 

Criado para o transporte urbano, o novo modelo poderá
levar um passageiro, sentado atrás do motorista

Para o meio ambiente, o Clever traz uma boa notícia: o modelo funciona com gás natural, que emite menos gás carbônico que os combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel, e é, portanto, menos poluente.

O bolso dos motoristas também agradece. “O Clever poderá custar quase o mesmo que um carro convencional, mas vai economizar muito mais no combustível”, explicou à CH On-line Benjamin Drew, engenheiro da Universidade de Bath (Inglaterra) envolvido no desenvolvimento do protótipo. Os pesquisadores pretendem que o veículo consuma cerca de 1,5 litro a cada 100 km rodados — cinco vezes menos do que a maioria dos carros. Os dois reservatórios de combustível serão removíveis, para que os usuários possam enchê-los em um posto adequado ou simplesmente trocá-los por novos em estabelecimentos como supermercados.

Financiado pela União Européia, o projeto começou em 2002 e, até que o protótipo fique pronto, ainda há problemas a resolver. Drew, junto com o colega Matt Barker, atualmente trabalha no desenvolvimento de um chassi que mantenha o veículo estável nas curvas em alta velocidade. A idéia é que um sistema hidráulico controle automaticamente a inclinação do carro, ao contrário das motos, cuja inclinação é determinada pelo próprio motorista.

Além dos ingleses, o projeto envolve pesquisadores da Alemanha, França e Áustria. O produto, no entanto, não tem previsão para chegar ao mercado. “O Clever é um projeto para desenvolver a tecnologia que um dia poderá ser aplicada à produção em série de veículos como ele, mas, por ora, nosso protótipo será usado apenas como demonstração”, explica Drew.

Catarina Chagas
Ciência Hoje On-line
30/04/04