
Novas pistas e estacionamentos poderão ser criados para o Clever,
que terá três rodas e metade da largura dos carros convencionais
Com três rodas, o novo carro poderá levar o motorista e um passageiro e terá um teto tão alto quanto o dos veículos convencionais, mas apenas metade de sua largura — um metro. Suas características possibilitariam a criação de pistas e estacionamentos especiais para esses modelos, o que poderia ajudar a desobstruir o trânsito das grandes cidades.
Totalmente voltado para o transporte urbano, o Clever não deve satisfazer os amantes da velocidade. Atinge no máximo 80 km/h, limite estabelecido para a maioria das grandes metrópoles. Outras vantagens, porém, podem agradar os usuários. O projeto inclui design arrojado e estrutura de metal reforçada para proteger o motorista em caso de acidente. Além disso, o veículo é totalmente fechado, uma proteção valiosa contra súbitas mudanças no tempo.
Criado para o transporte urbano, o novo modelo poderá
levar um passageiro, sentado atrás do motorista
Para o meio ambiente, o Clever traz uma boa notícia: o modelo funciona com gás natural, que emite menos gás carbônico que os combustíveis tradicionais, como gasolina e diesel, e é, portanto, menos poluente.
O bolso dos motoristas também agradece. “O Clever poderá custar quase o mesmo que um carro convencional, mas vai economizar muito mais no combustível”, explicou à CH On-line Benjamin Drew, engenheiro da Universidade de Bath (Inglaterra) envolvido no desenvolvimento do protótipo. Os pesquisadores pretendem que o veículo consuma cerca de 1,5 litro a cada 100 km rodados — cinco vezes menos do que a maioria dos carros. Os dois reservatórios de combustível serão removíveis, para que os usuários possam enchê-los em um posto adequado ou simplesmente trocá-los por novos em estabelecimentos como supermercados.
Financiado pela União Européia, o projeto começou em 2002 e, até que o protótipo fique pronto, ainda há problemas a resolver. Drew, junto com o colega Matt Barker, atualmente trabalha no desenvolvimento de um chassi que mantenha o veículo estável nas curvas em alta velocidade. A idéia é que um sistema hidráulico controle automaticamente a inclinação do carro, ao contrário das motos, cuja inclinação é determinada pelo próprio motorista.
Além dos ingleses, o projeto envolve pesquisadores da Alemanha, França e Áustria. O produto, no entanto, não tem previsão para chegar ao mercado. “O Clever é um projeto para desenvolver a tecnologia que um dia poderá ser aplicada à produção em série de veículos como ele, mas, por ora, nosso protótipo será usado apenas como demonstração”, explica Drew.
Catarina Chagas
Ciência Hoje On-line
30/04/04