Cerrado, aqui nos tens de regresso

‘Cerrado: água, alimento e energia’. Esse é tema da 63º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento retorna a Goiânia (GO) – cidade que o abrigou em 2002 – semana que vem, de 10 a 15 de julho.

Assim como ocorreu nove anos atrás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) sediará o evento. A instituição está em plena comemoração de seus 50 anos e a reunião é uma forma de confirmar a importância da UFG para o Centro-Oeste brasileiro.

A universidade celebrará os 50 anos recebendo um público estimado de 10 mil pessoas por dia. Os visitantes, aliás, poderão assistir a 147 atividades – entre conferências, mesas-redondas, simpósios, exposições  – e 87 minicursos.

A equipe do Instituto Ciência Hoje estará no evento e, assim como fez nos anos anteriores, cobrirá a reunião com matérias publicadas diariamente em nosso portal.

Daremos sequência também às novidades que emplacamos na cobertura do ano passado: ou seja, teremos entrevistas em vídeo, galeria de imagem e cobertura em tempo real pelo Twitter.

Twitter, bom dizer, criado especialmente para eventos deste tipo: o @CHtemporeal.

Assista ao vídeo de apresentação da reunião de 2011

 

Escolha do tema e programação  

É a terceira vez sucessiva que a reunião debate a biodiversidade brasileira. Em 2009, discutiu-se a Amazônia e, em 2010, o mar.

A escolha da segunda maior formação vegetal brasileira, perdendo apenas para a Amazônia, tem uma função: discutir amplamente a preservação e a utilização sustentável dos recursos do cerrado.

SBPC 2011 B
O cartaz de divulgação da reunião traz em primeiro plano a imagem da cagaiteira, espécie frutífera nativa do cerrado. (foto: divulgação)

É claro que a escolha da capital de Goiás para sediar o evento tem a ver com a determinação do tema. O cerrado está presente em 24% do território nacional – incluí-se aí o Centro-Oeste do Brasil, que tem Goiânia como uma das principais capitais.

A 63º Reunião Anual da SBPC contará com as tradicionais mesas-redondas, conferências e palestras de sua programação científica. Paralelamente, ocorrerá a SBPC Jovem, destinada aos estudantes de ensino médio e técnico, com exposições e oficinas, e a 19ª edição da Feira ExpoT&C, que apresentará estandes de instituições e iniciativas voltadas para a ciência.

Por fim, a SBPC Cultural, que joga luz sobre a produção artística da cidade, com shows e discussões sobre gestão e economia da cultura.

A organização do evento optou por dar continuidade ao quadro chamado ‘Ciência em ebulição’, lançado em 2010, que traz pesquisadores com ideias antagônicas sobre um assunto com verve polêmica. É uma disputa nos moldes de debate político, com tempo para cada um falar, réplica e tréplica.

Um exemplo do que está por vir: este ano, em Goiânia, haverá um ‘Ciência em ebulição‘ que confrontará ideias díspares sobre o projeto em tramitação do novo Código Florestal. Promete.

Vale destacar que o ministro da Educação Fernando Haddad participará de conferência com o tema ‘A integração entre a graduação e a pós-graduação’.

Boa dica: a organização da reunião disponibilizará um canal na internet que transmitirá as principais atividades do evento.

As reuniões anuais da SBPC já fazem parte da nossa cobertura há alguns anos. São dias corridos, de trabalho intenso, mas sempre muito proveitosos. Ficamos na expectativa de que seja igualmente interessante para os leitores. Até lá!

Visite o portal oficial da 63º Reunião Anual da SBPC
e confira a programação completa.

Equipe ICH


Acompanhe a cobertura completa da 63ª Reunião Anual da SBPC e confira a galeria de imagens do evento.