Ciência do século 19

O Brasil ainda era um império escravocrata, a família real já havia instaurado diversas transformações no país – e a imprensa, claro, foi uma delas. Jornais e revistas brotaram no século 19 como em nenhum outro momento da história do país até então.

Boa parte dos textos das principais revistas do século 19 está agora disponível na internet

Boa parte dos textos das principais revistas da época está agora disponível na internet. A Brasiliana, biblioteca online da USP, digitalizou os periódicos. A iniciativa é parte do projeto Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura.

Não é sempre que temos acesso a esse tipo de conteúdo. Ainda mais quando, entre as revistas, está uma das primeiras publicações que divulgaram textos sobre ciência no Brasil: O Patriota, Jornal Litterario, Politico, Mercantil, &c. Já no editorial do primeiro número, O Patriota diz a que veio:

Ciencia do século 2

 

O Patriota era um periódico com ideias iluministas e racionais, identificado com o liberalismo já propagado pela Revolução Francesa. O pensamento científico, que já era abraçado pelo mundo, chegava à imprensa brasileira.

Eis um exemplo de parte de um artigo sobre a Teoria Calórica, hoje já comprovadamente obsoleta para os cientistas. 

 

Ciencia do século 3

 

Na mesma leva de periódicos digitalizados, é possível encontrar também a revista Nitheroy, que, embora tenha contado apenas com dois números, ficou conhecida por textos sobre ciência. No primeiro número, a prova: um longo artigo sobre astronomia e cometas. O primeiro parágrafo:

Ciencia do século 4

 

Para ter acesso a todos os periódicos digitalizados basta acessar a página da Brasiliana. Há muito o que se vasculhar por lá. 

 

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line