Ciência e cultura na Amazônia

No ano de seu centenário, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, vai abrigar o maior evento científico do Brasil. A 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acontece de 12 a 17 de julho no coração da maior floresta tropical do mundo. Com o tema Amazônia: ciência e cultura, o evento pretende mostrar a importância da preservação das riquezas naturais e culturais da região, entre elas a biodiversidade e as tradições indígenas.

Com programação extensa, variada e simultânea, o encontro deve reunir, segundo estimativas da organização, cerca de 18 mil participantes, entre estudantes, pesquisadores e autoridades. Serão aproximadamente 160 atividades, incluindo simpósios, mesas-redondas e conferências, que tratarão em sua maior parte dos desafios enfrentados pela Amazônia no setor de ciência, tecnologia e informação, sobretudo questões cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

As atividades estão inseridas em 14 núcleos temáticos, que incluem assuntos como: culturas amazônicas, conhecimentos científicos e saberes tradicionais; questões nacionais, multilaterais e mundiais relativas à Amazônia; saúde humana; geoprospecção e recursos minerais; e o Ano Internacional da Astronomia. Estão previstos ainda 47 minicursos e cinco sessões de pôsteres, nas quais serão apresentados mais de dois mil trabalhos científicos.

Uma das novidades do evento este ano é o Festival Minutos de Ciência, que reunirá vídeos de até dois minutos com trechos das atividades da reunião anual feitos pelos próprios participantes. Os cineastas de plantão poderão fazer as gravações com câmeras comuns e até celulares e deverão entregá-las à secretaria da SBPC. Os melhores curtas serão exibidos no portal da SBPC em agosto, além de integrarem o acervo da entidade.

Celebração da cultura amazônica

Vista aérea da cidade de Manaus, que sediará, de 12 a 17 de julho, o maior evento da ciência brasileira (foto: Wikimedia Commons).

Também merece destaque a SBPC Cultural, evento paralelo que mostrará a diversidade da cultura amazônica e deverá contar com cerca de 500 artistas. A intenção dos organizadores é desmistificar a imagem da Amazônia, frequentemente lembrada apenas pelas questões ambientais.

 

A Ufam vai sediar ainda outros eventos tradicionais realizados durante a reunião anual, como a SBPC Jovem, que contará com exposições, oficinas e exibições de filmes voltadas para alunos do ensino básico; a EXPOT&C, mostra de projetos de ciência e tecnologia; e a feira de livros.

 

A sessão de abertura da 61ª Reunião Anual da SBPC será realizada no dia 12, às 19h, no Teatro Amazonas. A programação completa do evento pode ser consultada no portal da entidade. Ao longo da semana que vem, você acompanhará aqui na CH On-line

a cobertura da reunião anual, com seus principais destaques. 

Raquel Oliveira

Ciência Hoje On-line

10/07/2009

 

Confira a cobertura completa da 61ª Reunião Anual da SBPC