Ciência vale a pena

Estreou no dia 10 de outubro a campanha Ciência vale a pena , promovida pelo Instituto Ciência Hoje (ICH) e pela Rede Globo. A campanha é composta por uma série de oito filmes que têm o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a ciência.

Cena de um dos filmes da campanha Ciência vale a pena

Os filmes, com 30 segundos cada, estão sendo veiculados em diferentes horários na programação da emissora – nos canais a cabo e da rede aberta. Os anúncios contaram com a supervisão científica do ICH, foram roteirizados pela Central Globo de Comunicações e produzidos pela Academia de Filmes.

Cada filme transmie uma mensagem ao espectador e aborda aspectos diferentes da ciência. A intenção é mostrar que a ciência pode ser atraente por muitos motivos e atingir pessoas de diferentes idades e graus de interesse pelo assunto. “Alguns filmes podem sensibilizar mais as mulheres, outros mais os jovens, outros a população menos informada sobre ciência”, afirma o neurocientista Roberto Lent, diretor do ICH e um dos fundadores da revista Ciência Hoje .

A ciência ainda está distante do cotidiano de muitos brasileiros. O pouco espaço de divulgação na mídia e a ausência de aulas práticas em muitas escolas são alguns fatores responsáveis pela pouca intimidade da população com a prática científica. “Existe um estereótipo do cientista: um homem de idade, muitas vezes excêntrico e sempre genial”, lamenta Lent, “Assim, ser cientista é algo inacessível para a maioria das pessoas, que não consideram essa possibilidade profissional.”

Para inverter esse quadro e estimular o interesse do jovem pela carreira científica, Lent destaca a necessidade de se inserir a ciência na agenda da opinião pública, por meio da divulgação científica e da educação científica – e é justamente essa a proposta da campanha Ciência vale a pena .

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, durante a cerimônia de lançamento da campanha, destacou a importância da iniciativa na divulgação da Semana Nacional de C&T, a se realizar entre 18 e 24 de outubro. O ministério teve importante contribuição na campanha por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência federal ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que destina recursos a projetos de inovação e estímulo à ciência.

Clique nas imagens para baixar os filmes da campanha Ciência vale a pena . Vídeos disponíveis em formato MPEG em arquivos de aproximadamente 2 MB cada um.

Aline Gatto Boueri
Ciência Hoje On-line
08/10/04