Cogito, logo existo

Se antes aqueles alunos considerados nerds se escondiam nos laboratórios e por trás dos livros, hoje eles encontraram na internet ambientes amigáveis para aprender e compartilhar suas experiências no meio científico.

Um desses lugares é o site Cogito (eu penso, em latim), uma rede de estudantes de todas as partes do mundo engajados e conectados para além dos limites das salas de aula.

Lançado em 2006 pelo Centro para Jovens Talentosos da Universidade Johns Hopkins, o portal conta com fóruns de discussão, competições internacionais e entrevistas interativas com pesquisadores especializados em diferentes áreas do conhecimento.

O site acaba de ser contemplado com o prêmio SPORE, concedido pelo periódico Science a recursos on-line voltados à educação. A premiação ressalta a importância da iniciativa, que envolve alunos com alto desempenho em diferentes níveis de escolaridade e lugares do mundo e profissionais de diversas áreas da ciência em prol do conhecimento.

Alcance do portal Cogito
Mapa mostra a pluralidade e o alcance do portal Cogito ao redor do mundo. Entre os membros estão norte-americanos, equatorianos, poloneses e vietnamitas. Ainda não há participantes do Brasil… (foto: reprodução)

Em entrevista à Science, Philip Streich, nomeado em 2008 pela revista Discover um dos cinco cientistas mais importantes com menos de 20 anos e membro do portal, ressaltou a importância do portal para sua trajetória.

“Morando em uma fazenda em Wisconsin (Estados Unidos) eu não tinha a oportunidade de ouvir e me comunicar com outras pessoas da minha idade que amassem ciência. O Cogito me permitiu entrar em uma comunidade científica a qual eu não teria acesso de outra forma.”

Talentosos e engajados

Os próprios membros do site atuam na criação de ferramentas e na sua atualização. Um exemplo é o conjunto de fóruns desenvolvido para compartilhar as novidades que aprendem na escola ou mesmo em pesquisas individuais. Esse sistema de ‘eu aprendo, eu ensino’ já levou temas como língua chinesa, nanotecnologia e anatomia para o Cogito.

Grande parte do material disponível no Cogito é aberta para todo o público

Mas, para ser membro ativo do portal e ter acesso aos fóruns e eventos especiais, não é tão simples: o estudante precisa ser indicado pelo Centro para Jovens Talentosos ou outra organização associada – como o Instituto Davidson e o Centro Belin-Blank –, além de serem recrutados em competições de matemática e ciências.

Professores também podem indicar alunos que tenham alto desempenho e interesse pelas áreas científicas.

Por outro lado, vale mencionar que grande parte do material disponível no Cogito é aberta para todo o público, como reportagens, vídeos e desafios da coluna ‘What is it?’ (O que é isso?), onde imagens enigmáticas são exibidas para que os internautas descubram do que se trata.

Ou seja, há informação e diversão para todos. Basta gostar de ciência.

Ana Carolina Correia
Ciência Hoje On-line