Contribuição esquecida

A importância da teoria da evolução de Charles Darwin não cansa de ser lembrada, mas alguns detalhes dessa história acabaram ficando esquecidos com o passar do tempo. Foi o que aconteceu com a participação do naturalista alemão Fritz Müller e do Brasil na sua confirmação, fato raramente mencionado até em nosso país.

Para tentar mudar isso, a exposição itinerante Fritz Müller: Príncipe dos observadores está em cartaz no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) até o dia 21 de abril. A mostra, organizada e lançada em 2010 pelo Instituto Martius-Staden, lembra a história e o trabalho deste importante naturalista do século 19 por meio de painéis e de seus objetos de trabalho, como um microscópio e alguns espécimes coletados aqui no Brasil.

No vídeo abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história de Fritz Müller e descobrir como ele foi de grande ajuda para confirmar a teoria de Charles Darwin.

Fritz Müller: Príncipe dos observadores
Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Quinta da Boa Vista, s/nº
Até 21 de abril; de terça a domingo, das 10h às 17h

Isadora Vilardo
Ciência Hoje On-line

Este texto foi atualizado para incluir a seguinte alteração:
A exposição Fritz Müller: Príncipe dos observadores foi organizada e lançada em 2010 pelo Instituto Martius-Stade. (24/04/2014)