Crescimento monitorado

Um método capaz de monitorar o crescimento de plantas célula a célula: eis a novidade relatada esta semana na Nature Methods  pela equipe do pesquisador Christophe Godin, do Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação, na França.

A técnica proposta pelo grupo usa algoritmos e uma animação de computador tridimensional para destacar as divisões celulares da planta em desenvolvimento, rastreadas a partir de imagens captadas por um microscópio confocal.

A novidade é importante porque vai ajudar a entender como as plantas continuam a desenvolver novas estruturas especializadas (como folhas e flores) ao longo da vida – uma característica que as distingue dos animais.

O método foi usado para registrar a multiplicação das milhares de células da planta Arabidopsis thaliana uma velha conhecida dos botânicos por ser um organismo modelo para o estudo de vegetais. Testes também foram feitos com raízes de arroz.

Assim, foi possível construir uma animação do crescimento de uma planta ao longo de 72 horas, reconstituído na animação abaixo.