Declínio imperial lúdico

Sintetizar grandes quantidades de informação em um curto espaço de tempo e tornar sua extração fácil e até lúdica. Esse foi o objetivo do engenheiro português Pedro Miguel Cruz, da Universidade de Coimbra, em Portugal, ao criar o vídeo Visualizando o declínio dos impérios. A animação, apresentada por Cruz em seu blogue, mostra a fragmentação dos quatro grandes impérios marítimos – Inglaterra, Espanha, Portugal e França – desde 1800 até a atualidade.

No vídeo, os impérios são representados por bolas que se fragmentam toda vez que uma colônia se torna independente. A forma geométrica de visualização permite observar com facilidade qual nação controlava mais terra em determinado momento. A animação evidencia a ocorrência de diferentes ondas de descolonização ocorridas ao longo da história, como a independência de nações latino-americanas no século 19 e a de países da África e da Ásia no pós-guerra.

Assista ao vídeo Visualizando o declínio dos impérios:

 

“Limitei-me aos impérios modernos, que estão mais presentes na nossa formação cultural, e marítimos, porque o seu declínio tem momentos de ruptura muito abruptos, adicionando uma carga dramática à composição final”, explica Cruz. Ele acrescenta que gostaria de ter acompanhado a evolução do império do Brasil também, mas isso não foi possível devido ao tipo de visualização mostrado no vídeo, que não permite uma percepção rápida dos fatos se as novas nações não se desvanecerem de imediato.

A animação foi a primeira experiência realizada por Cruz para definir propósitos e objetivos da sua tese de mestrado em engenharia informática. Ele pretende reunir um conjunto de visualizações capazes de retratar a evolução do império português, incluindo uma experimentação posterior que utiliza a obra Os Lusíadas. “Essa obra fornece uma contextualização fantasiosa de alguns dos grandes feitos dos portugueses”, observa o engenheiro. E completa: “Saber com que espírito alguns fatos históricos foram literariamente abordados é interessante.”

Segundo Cruz, o próximo passo será criar um paralelismo entre a ação de Os Lusíadas e os feitos históricos, mostrando ainda a localização geográfica destes. “Pretendo também desenvolver o vídeo dos impérios e acrescentar mais espaço, mais impérios e a informação da localização geográfica de cada pedaço de terra que foi tomado ou cedido pelo respectivo império”, conta.

 

Fred Furtado
Ciência Hoje / RJ