Desatando os nós

Poluição do ar e das águas, extinção de espécies, desmatamento, desperdício de recursos naturais. Mesmo que alguns não queiram ver ou admitir, é muito claro que a atividade humana tem um enorme impacto sobre o mundo em que vivemos – e é justamente para essa relação que a exposição Nós do mundo, em cartaz na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro, até o dia 30 de março, tenta abrir nossos olhos.

Os números assustadores são só um dos muitos dados alarmantes que ilustram o desperdício de recursos naturais decorrente do estilo de vida moderno

A mostra evidencia nossa relação com o planeta e busca promover a reflexão sobre as consequências da aparente necessidade infinita humana de consumo. Vídeos, fotografias e plataformas interativas apresentam ao visitante temas como as mudanças climáticas, fontes de energia, geração de lixo e consumo exagerado.

A área do ‘lixômetro’, por exemplo, destaca a quantidade de lixo gerada desde que a exposição foi montada. No ‘mercado’ que integra a mostra, os visitantes são convidados a escolher produtos e alimentos e se deparam com a sempre chocante informação sobre o total de litros de água gastos para a fabricação do item escolhido. Um exemplo: para se produzir um quilo de manteiga são necessários dezoito mil litros de água.

Os números assustadores são só um dos muitos dados alarmantes espalhados pela exposição que ilustram o desperdício de recursos naturais decorrente do estilo de vida moderno, um belo alerta para a necessidade de repensar as atividades humanas.

Confira abaixo uma vídeo-reportagem sobre a exposição

 

Exposição Nós do mundo
Casa da Ciência
Rua Lauro Müller, n.º 3. Botafogo, Rio de Janeiro.
Até o dia 30 de março, com entrada gratuita.

Isabelle Carvalho
Ciência Hoje On-line