O Clocky é dotado de rodas para que possa ‘fugir’ do dorminhoco. O invento levou o Ig Nobel de Economia 2005
(foto: Media Lab/MIT).
Dispositivo para avaliar a visosidade do piche, contemplado com o Ig Nobel de Física. A foto foi tirada após a queda da sexta gota de piche, em abril de 1979, quase meio século após o início do experimento (foto: reprodução)
O prêmio de Física também chama a atenção: os vencedores são dois pesquisadores responsáveis pela condução de um experimento realizado desde 1927 na Universidade de Queensland, na Austrália. O objetivo é estudar a viscosidade do piche, à medida que uma esfera com esse material flui lentamente através de um funil. Lentamente é força de expressão: a primeira gota de piche caiu oito anos após o início do experimento. Desde então, outras sete gotas foram observadas, a última delas em novembro de 2000. Thomas Parnell, um dos laureados, faleceu antes de ver seu trabalho premiado e recebeu uma homenagem póstuma, representado por seu colega John Mainstone.
Na categoria Química, foram contemplados dois norte-americanos que escreveram um artigo comparando a velocidade de nado de seres humanos na água e no xarope. O prêmio de Biologia foi concedido a um grupo de pesquisadores que cheiraram e classificaram os odores produzidos por 131 espécies de sapos e rãs em situações de estresse. Já no campo Nutrição, o laureado foi o japonês Yoshiro Nakamats – que afirma ser o inventor do disquete e detém dezenas de outras patentes. Nakamats foi premiado por fotografar e analisar todas as refeições que ingeriu nos últimos 34 anos.
Gráfico usado no artigo que descreve a pressão exercida por pinguins ao evacuarem. O trabalho foi coroado com o Ig Nobel de Dinâmica de Fluidos (reprodução / Polar Biology )
Embora não tenham recebido visto de entrada nos Estados Unidos para comparecer à cerimônia de premiação, os pesquisadores enviaram um vídeo de aceite da láurea. Em seu site , Meyer-Rochow – que é pesquisador das universidades de Bremen (Alemanha) e Oulu (Finlândia) – mostra-se muito contente com a distinção e com a visibilidade que o Ig Nobel deu ao seu estudo. “Pessoas de muitos países aparentemente tomaram conhecimento do nosso trabalho – e, espero, das questões que ele levanta em relação à propulsão e ejeção de líquidos viscosos através de tubos e aberturas estreitas.”
Saiba mais sobre o Ig Nobel
Conheça os ganhadores de 2002 , 2003 e 2004
Visite o site oficial do Ig Nobel
Confira todos os ganhadores do Nobel 2005
Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
07/10/05