Despertador com rodas leva prêmio de ciência improvável

O Clocky é dotado de rodas para que possa ‘fugir’ do dorminhoco. O invento levou o Ig Nobel de Economia 2005
(foto: Media Lab/MIT).

Um despertador dotado de rodas que ‘foge’ do dorminhoco a cada vez que ele aperta o botão snooze , para dormir mais alguns minutos, é um dos destaques do prêmio Ig Nobel deste ano. Chamado Clocky , o relógio foi concebido por uma aluna do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) (leia uma reportagem sobre o invento publicada em maio na CH On-line ). A estudante Gauri Nanda levou o prêmio da categoria Economia – a justificativa é que, ao fazer com que as pessoas acordem mais cedo, o despertador contribui para aumentar o número de horas de trabalho em benefício da sociedade.
 
Nanda foi pessoalmente receber o prêmio na cerimônia realizada em um auditório da Universidade Harvard. Em sua décima quinta edição, o já tradicional Ig Nobel continua mobilizando pesquisadores “sérios” para celebrar com bom humor a ciência improvável e os estudos que “não poderiam ou não deveriam ser reproduzidos”. Prova disso é o fato de Roy Glauber , um dos ganhadores do Nobel deste ano, ser um habitué da cerimônia de entrega do Ig Nobel – ele costumava varrer do palco as dezenas de aviõezinhos de papel enviados ao palco pelo público (um ritual típico da premiação).
 
Entre os estudos coroados este ano, um dos mais curiosos é o que recebeu o prêmio na categoria Paz (!): os vencedores são dois biólogos da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, especializados no estudo da visão de insetos. Para investigar como um tipo de neurônio de um gafanhoto reage à aproximação de objetos em movimento, eles monitoraram o cérebro do animal enquanto ele assistia a seqüências da série Guerra nas Estrelas .
 
Na categoria Medicina, o prêmio foi para o inventor norte-americano Gregg A. Miller, que criou testículos artificiais para o implante em animais castrados. Os Neuticles – ou ‘Castrículos’, em tradução livre – foram desenvolvidos de maneira a reproduzir o tamanho, textura e consistência dos testículos reais. O dispositivo foi concebido para minimizar o trauma dos donos ao esterilizar seus animais, bem como dos próprios cães – que, garante o inventor, não teriam a menor consciência de que foram castrados. Segundo o site do produto, mais de 100.000 animais já receberam o implante.

Dispositivo para avaliar a visosidade do piche, contemplado com o Ig Nobel de Física. A foto foi tirada após a queda da sexta gota de piche, em abril de 1979, quase meio século após o início do experimento (foto: reprodução)

O prêmio de Física também chama a atenção: os vencedores são dois pesquisadores responsáveis pela condução de um experimento realizado desde 1927 na Universidade de Queensland, na Austrália. O objetivo é estudar a viscosidade do piche, à medida que uma esfera com esse material flui lentamente através de um funil. Lentamente é força de expressão: a primeira gota de piche caiu oito anos após o início do experimento. Desde então, outras sete gotas foram observadas, a última delas em novembro de 2000. Thomas Parnell, um dos laureados, faleceu antes de ver seu trabalho premiado e recebeu uma homenagem póstuma, representado por seu colega John Mainstone.

Na categoria Química, foram contemplados dois norte-americanos que escreveram um artigo comparando a velocidade de nado de seres humanos na água e no xarope. O prêmio de Biologia foi concedido a um grupo de pesquisadores que cheiraram e classificaram os odores produzidos por 131 espécies de sapos e rãs em situações de estresse. Já no campo Nutrição, o laureado foi o japonês Yoshiro Nakamats – que afirma ser o inventor do disquete e detém dezenas de outras patentes. Nakamats foi premiado por fotografar e analisar todas as refeições que ingeriu nos últimos 34 anos.

 
Nada se compara, no entanto, ao prêmio da categoria Dinâmica de Fluidos. Os laureados – Victor Benno Meyer-Rochow e  Jozsef Gal –  determinaram a pressão exercida por pingüins ao evacuarem. Segundo o artigo que relata os resultados do estudo , publicado em 2003 na revista Polar Biology , é preciso conhecer três parâmetros para se determinar essa pressão: “(1) a distância que o material fecal atravessa antes de atingir o solo; (2) a densidade e viscosidade do material; e (3) a forma, abertura e altura em relação ao solo do orificium venti ”.
 

Gráfico usado no artigo que descreve a pressão exercida por pinguins ao evacuarem. O trabalho foi coroado com o Ig Nobel de Dinâmica de Fluidos (reprodução / Polar Biology )

Embora não tenham recebido visto de entrada nos Estados Unidos para comparecer à cerimônia de premiação, os pesquisadores enviaram um vídeo de aceite da láurea. Em seu site , Meyer-Rochow – que é pesquisador das universidades de Bremen (Alemanha) e Oulu (Finlândia) – mostra-se muito contente com a distinção e com a visibilidade que o Ig Nobel deu ao seu estudo. “Pessoas de muitos países aparentemente tomaram conhecimento do nosso trabalho – e, espero, das questões que ele levanta em relação à propulsão e ejeção de líquidos viscosos através de tubos e aberturas estreitas.”

Saiba mais sobre o Ig Nobel
Conheça os ganhadores de 2002 , 2003 e 2004
Visite o site oficial do Ig Nobel
Confira todos os ganhadores do Nobel 2005

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
07/10/05