Dia de bom debate sobre o ‘novo jornalismo’

Dia de bom
Da direita para a esquerda: Maurício Stycer, Paulo Fehlauer, Marcelo Soares, Eduardo Machado e André Deak.

Hoje consegui cumprir a agenda que me propus seguir na Campus Party. Ainda ouvi outros debates e apresentações de canto de ouvido, além de conhecer pessoas que renderão relato em breve.

A tarde seguiu e a minha decepção com a primeira palestra a que assisti no dia foi logo sanada. Às 15:45 começou um belo debate: ‘Jornalismo na rede‘, que se propunha a discutir, entre outras questões, como os grandes portais têm lidado com blogues.

Um belo debate: ‘Jornalismo na rede’, que se propôs a discutir como os grandes portais têm lidado com blogues

Todos na mesa foram muito bem. Destaque para as opiniões de André Deak, jornalista jovem que abandonou prematuramente as redações dos grandes veículos, e passou a oferecer pautas e serviços de cobertura digital e multimídia justamente para portais de expressão. Uma das coberturas que André fez pode ser lida no espaço da Revista Fórum.

Outra iniciativa bacana : o PE Body Count, página do jornalista Eduardo Machado, que também estava na mesa. Essa iniciativa se propõe a noticiar e apurar todas as mortes por assassinato que acontecem em Pernambuco. Tarefa árdua, mas que conta com muita ajuda da tecnologia para traçar mapas das mortes, fazer vídeo-entrevistas etc. Segundo Eduardo, o blogue muitas vezes serve de fonte primária para publicações mais tradicionais de fora do estado. Ele diz que, dentro de Pernambuco, o portal, curiosamente, é usado pouco pelos jornalistas.

O rumo do debate continuou em um nível bem alto, com ajuda e participação de outros  três jornalistas: Paulo Fehlauer, Maurício Stycer e Marcelo Soares. Todos, de algum modo, contribuiram para a discussão de como o profissional da área pode se posicionar no mundo digital.

+++

Bom, o post já está ficando grande. Amanhã pela manhã publico minha impressão sobre a palestra que aconteceu em seguida a essa e, também, adianto algumas curiosidades da Campus Party.

Agora, segue a já tradicional agenda.

Agenda, quinta-feira (dia 28 de janeiro)

 

14h – Debate: Cibercultura e pesquisas sobre blogs e conversações online.

17h30 – Debate: ‘Revolução de sofá’ ou evolução das mobilizações sociais?

20h – Debate: Redes sociais e educação.

 

Até Já!


Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line