Diário de um astronauta

Como é dormir no espaço? E chorar? Cortar as unhas? Cozinhar? Essas perguntas que intrigam muitas crianças e também marmanjos são respondidas com simpatia pelo astronauta e atual comandante da Estação Espacial Internacional, Chris Hadfield, no canal do Youtube da Agência Espacial Canadense.

Há apenas quatro meses no espaço, Hadfield tem dividido seu tempo entre comandar a estação, coordenar experimentos científicos do Canadá e divulgar a ciência e as curiosidades da vida de astronauta. 

Seus vídeos têm feito sucesso na rede. Alguns atingiram a marca de 1,7 milhão de visualizações. O mais popular (veja abaixo) mostra a impossibilidade de ver lágrimas caírem ao chorar em baixa gravidade. 

Recentemente, Hadfield gravou um vídeo em que faz um experimento simples: torcer uma toalha molhada no espaço. A experiência, que mostra a tensão superficial em baixa gravidade, foi escolhida entre várias outras sugeridas por crianças que participaram de um concurso nacional no Canadá. 

Em outro vídeo, o astronauta aparece tocando numa guitarra a canção natalina ’Jewel in the night’, uma composição original que se tornou a primeira música gravada no espaço. 

A verve musical do comandante fica evidente também em um dueto que fez com a banda canadense de rock alternativo Barenaked Ladies. Aqui na Terra, os músicos cantaram uma música sobre a estação espacial feita especialmente para ocasião, enquanto Hadfield tocava guitarra lá em cima. 

Hadfield também mantém atividade constante no Twitter e frequentemente posta fotos aéreas dos países que sobrevoa. No seu canal pessoal no Youtube, inativo no momento, há vídeos mais antigos de divulgação científica que mostram, por exemplo, o que acontece ao agitar e abrir uma lata de refrigerante em um submarino imerso

O astronauta deve ficar na estação até 13 de maio, para a tristeza dos fãs.

Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line