Dogma animado

Lembra de quando você estudou as células na escola? Mais especificamente, de como elas produzem proteínas a partir do DNA, a molécula que codifica as informações necessárias à vida? Parecia complicado, não? Bom, quem decide se aprofundar nesse campo acaba descobrindo que o assunto é REALMENTE complicado.

É por isso que este vídeo (ver abaixo, em inglês) feito pelo Centro de Ciência Ômica RIKEN, no Japão, é tão interessante. Seguindo o mote “uma imagem vale por mil palavras”, a animação usa várias imagens para mostrar de maneira simples um processo muito complexo.

Intitulado O Dogma Central, expressão pela qual o conjunto de processos responsáveis por transformar informação genética em proteínas é conhecido, o vídeo começa com um mergulho no corpo humano até chegar ao interior do núcleo celular, onde mostra a preparação para a transcrição, com o agrupamento do maquinário molecular.

A animação segue todo o processo, terminando com o fim da tradução – a montagem das proteínas – e a degradação da molécula de RNA mensageiro. Só pelo aspecto científico já valeria assistir, mas se você for fã de ficção científica, tem um estímulo adicional: no vídeo, as moléculas têm um visual futurista, parecendo naves espaciais que realizam suas funções ao embalo de música eletrônica.

Infelizmente, as legendas do vídeo, disponível no canal do YouTube da revista científica inglesa Nature, estão em inglês. Mas como o produto é de qualidade, não deve demorar para alguém traduzi-las para o português. Se você estiver no Japão, pode assistir à animação no Museu Nacional de Ciência. O vídeo foi feito para a exposição ‘Além do DNA’, montada naquela instituição.

Ciência Hoje / RJ