Dos tubos de ensaio para o nosso lar

Na cozinha, no banheiro, na sala, no quarto. A química está presente em todos os cômodos de uma residência – desde os ingredientes do almoço até a limpeza das roupas, passando pelas moléculas que compõem tudo à nossa volta e pelos hormônios que nos mantêm em equilíbrio.

Foi para você ‘passear’ por todas essas experiências (e muitas outras) que a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou, neste sábado (17/12), a exposição ‘Cadê a química?’. O cenário desse passeio é, claro, uma casa – com o detalhe de que nela você vai entender como a química ‘acontece’ em cada ambiente, de forma lúdica e interativa.

“A exposição tem como ideia central desmistificar a química, mostrar que ela está presente em tudo”, explica a química da UFRJ Claudia Rezende, curadora da exposição. “Focamos na casa, no nosso canto, para fazer com que os estudantes saíssem da sala de aula e vissem a química, com curiosidade, já no dia a dia.”

Cada cômodo, um laboratório

O visitante, como de costume, é recebido na sala, com um vídeo em 3D sobre a história da química. Usando óculos especiais, ele se acomoda num dos sofás para relembrar a trajetória dessa ciência até os dias de hoje.

No quarto de casal, é possível entender um pouco sobre a química do amor – e sobre o que os hormônios têm a ver com a paixão. Já no de crianças, um diálogo – ‘saído’ de uma nuvem – ensina sobre a química do sonho e do pesadelo.

O banheiro traz uma atração inusitada: um ‘chuveiroquê’, inspirado no famoso caraoquê. É onde a garotada pode soltar a voz para cantar músicas que fazem alusão à química. Enquanto isso, na tela, imagens de moléculas distraem a ‘plateia’.

A cozinha e a área de serviço – que mostram da química dos nutrientes à química da limpeza – fecham o passeio.

Acompanhe, no vídeo, uma ‘pitada’ do que poderá encontrar nessa visita

Aberta à visitação de escolas e curiosos pelo tema até junho de 2012, a mostra encerra com um toque de diversão o ciclo de atividades em comemoração ao Ano Internacional da Química.

Cadê a química?