Educadores e educação

Um pacto pela educação e um livro sobre professores. São duas iniciativas distintas lançadas há pouco tempo, mas que dialogam intensamente entre si: uma quer promover um debate sobre o ensino básico, outra visa entender como se dá a formação dos magistrandos no Brasil. Em comum, ambas têm como foco mapear as dificuldades escolares do país em nome de um ensino de qualidade.

Pacto pela educação

No dia 13 de novembro foi lançado em Brasília o movimento criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – o ‘Pacto pela Educação’. O evento é destaque do último número do periódico quinzenal da entidade, o Jornal da Ciência. Leia um trecho da publicação a seguir:

A ideia, com o lançamento do pacto da SBPC, é receber propostas dos diferentes segmentos da sociedade brasileira. A intenção é entregá-las, ainda no primeiro semestre de 2010, ao atual governo, aos candidatos à presidência da República e também aos governos posteriores.

Para entender mais sobre o projeto e sobre a solenidade, vale a visita ao portal do Jornal da Ciência que dá o resumo do que de mais importante se falou no dia.

É possível, também, assistir à íntegra do evento na página da SBPC.

Veja imagens do início da cerimônia:

 

Livro

Educadores e educação

A representação brasileira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou, em setembro, o livro Professores do Brasil: impasses e desafios. A publicação traz um rico panorama do cenário educacional, e sobretudo, faz um balanço realista de como se dá a formação do professor e também as condições atuais da profissão – uma análise que vai desde as estruturas de emprego, passa por questões legais e chega à discussão dos salários. 

A publicação admite a inclusão escolar ocorrida nas últimas décadas, mas faz a seguinte ressalva:

Esse crescimento do sistema escolar foi sem dúvida um mérito, provindo de grande esforço social, político e de administração, porém é chegado o momento de se conseguir que esse sistema tenha melhor qualidade em seus processos de gestão, nas atuações dos profissionais e nas aprendizagens pelas quais responde. Um dos aspectos a se considerar nessa direção, entre outros, é a formação dos professores, sua carreira e perspectivas profissionais.

A obra [PDF] está disponível gratuitamente na internet.


Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line