Emitirás menos carbono

Quantas toneladas de dióxido de carbono (CO2) você emite por ano? Forneça detalhes sobre seu comportamento e o site HomeCarbon, lançado nesta terça-feira (15/03), responderá a pergunta. A ferramenta ainda dá dicas, conforme seu perfil, das mudanças que você pode adotar em sua rotina para reduzir a ‘pegada’ que vem deixando no meio ambiente.

O sistema foi desenvolvido pela Evolva, empresa abrigada na incubadora Raiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Por trás da calculadora de emissões de CO2disponível na internet, está uma proposta maior, como explica o empresário Rodrigo Lagreca, diretor da companhia.

“O site é um instrumento que servirá para estimular a mudança de comportamento das pessoas.” Em outras palavras, um ponto de referência para quem quer fazer algo em favor do meio ambiente, mas não sabe ao certo como.

A empresa trabalha especificamente com projetos para mudar comportamentos e já desenvolveu, por exemplo, uma metodologia para coibir o consumo de produtos piratas. No desenvolvimento do HomeCarbon, a equipe recebeu consultoria de profissionais como ambientalistas, sociólogos, psicólogos e pedagogos.

“Um vegetariano, por exemplo, jamais terá de ler a orientação de que deve evitar comer carne”

Para calcular a quantidade de CO2 que gera anualmente, o visitante do site precisa fornecer informações sobre hábitos de alimentação, transporte, descarte de lixo e consumo de energia elétrica. O sistema então retorna, além do volume de carbono produzido, o valor, em termos monetários, que é gasto com a emissão.

Quem faz um cadastro no site ainda pode inserir metas de redução, acompanhar o progresso em relação ao objetivo e até ter o nome num ranking que apresenta os usuários menos poluidores.

As dicas para reduzir as emissões são exibidas de acordo com o perfil indicado. “Um vegetariano, por exemplo, jamais terá de ler a orientação de que deve evitar comer carne”, explica Lagreca.

Ele ressalta ainda que as sugestões de mudança de comportamento apontadas pelo HomeCarbon não levam em conta apenas a mitigação das emissões de carbono, mas também aspectos da cultura e da qualidade de vida das pessoas.

“Se alguém faz muitas viagens de avião entre longas distâncias, não faz sentido recomendar que passe a gastar horas em deslocamentos de ônibus, pois ela não vai fazer isso”, exemplifica.

Versão corporativa

Juntamente com o HomeCarbon, a empresa lança um aplicativo semelhante, porém destinado a empresas que visam reduzir gastos e emissões de carbono por meio da conscientização dos funcionários. É o OfficeCarbon, que será distribuído sob encomenda e customizado de acordo com a rotina de trabalho de cada empresa.

Para avaliar o comportamento de empregados no ambiente corporativo, os desenvolvedores fazem uma pesquisa permanente por meio de um formulário disponível na internet. Os resultados são usados para aprimorar os programas.

A Evolva pretende ainda desenvolver um aplicativo como o HomeCarbon que rode em aparelhos celulares, uma versão com caráter mais didático, voltada para escolas, e até um material impresso com a mesma proposta.

Célio Yano
Ciência Hoje On-line / PR