Enfim, as férias!

Férias! Quer uma sugestão? Machado de Assis, Castro Alves, Guimarães Rosa, Érico Veríssimo, Rubem Fonseca, Clarice Lispector…

Não gosta dos nacionais? Ernest Hemingway, William Shakespeare, Fiódor Dostoiévski, Gabriel García Márquez, José Saramago, Oscar Wilde…

Prefere poesia? Carlos Drummond de Andrade, Vínicius de Moraes, Federico García Lorca, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Mario Quintana…

Prefere os modernos?  Paulo Coelho, Dan Brown, William Young, Khaled Hosseini, Stephenie Meyer, J. K. Rowling…

Precisa de uma ajuda? Augusto Cury, Içami Tiba, Spencer Johnson, Roberto Shinyashiki, Zíbia Gasparetto, Jostein Gaarder…

Quer tomar um susto? Edgar Alan Poe, Mary Shelley, Robert Louis Stevenson, Stephen King, Bram Stoker, Dean R. Koontz, Agatha Christie…

Quer tomar um susto maior?

No Brasil, há 77 milhões de pessoas que nunca leram um livro

Uma pesquisa denominada Retratos da Leitura no Brasil realizada pela Organização Não Governamental Instituto Pró-Livro e divulgada recentemente indicou que no nosso país há 77 milhões de pessoas que NUNCA leram um livro em suas vidas. Entre esses estão, obviamente, os analfabetos que perfazem 21 milhões de pessoas – mais gente que a população de Portugal – e que ainda representam um enorme desafio para o Brasil.

Por outro lado, essa pesquisa, realizada em 2007 com 5.012 pessoas em 311 municípios de todos os estados brasileiros, indicou que temos cerca de 95 milhões de leitores. Apesar disso, as notícias não são nada boas: essas pessoas leem, em média, apenas 1,3 livros por ano. E mesmo se incluirmos as obras didáticas e pedagógicas, o número de livros lidos por ano sobe para apenas 4,7.

O levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro ainda indicou que, mesmo entre os universitários, o hábito da leitura não é difundido. Entre os leitores, 22% sustentaram que leem apenas por obrigação. Além disso, 63% das pessoas que nunca leram um livro em suas vidas também nunca viram seus pais lendo um livro.

Estamos, portanto, ainda muita atrás de países como os Estados Unidos (11 livros por ano), a França (7 livros) e mesmo da Colômbia (2,4 livros).

Considerando-se que o acesso à informação é uma das chaves para se alcançar o desenvolvimento econômico e social de um país, que soluções devemos implantar para aumentar o número de leitores?

Um das soluções é se ampliar o acesso ao livro, com investimentos em bibliotecas e na formação de leitores por meio de atividades que incentivem a leitura nas escolas. É importante mostrar para as futuras gerações o quanto esse processo pode ser prazeroso e recompensador.

Portanto, aproveite as suas férias para passear e descansar bastante. Veja televisão e fique na internet, mas também dê uma chance para aquele livro que está meio esquecido em sua estante. Garanto que ele irá te surpreender!

 

Jerry Borges
Departamento de Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras