Espaço para as mulheres

Ciência, tecnologia, matemática, engenharia – há muito tempo que essas áreas já vêm deixando de ser campos dominados exclusivamente pelos homens. E uma iniciativa da Agência Espacial Americana (Nasa, da sigla em inglês) quer promover ainda mais a entrada das mulheres no campo das ciências ditas mais “duras”.

O site Aspire 2 inspire (Aspirar para inspirar, em tradução livre) tem como objetivo aproximar estudantes do ensino médio do sexo feminino de jovens pesquisadoras da Nasa, para mostrar as muitas oportunidades gratificantes que esses campos podem oferecer.

A iniciativa disponibiliza vídeos com depoimentos e imagens da rotina de jovens talentosas em início de carreira na Nasa, divididas em quatro áreas: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Com a empolgação de quem vive um sonho realizado, as cientistas falam sobre suas carreiras e projetos de que participam na agência – como o desenvolvimento de sistemas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), de protótipos de robôs humanoides e até de tecnologias que possibilitem viagens tripuladas a Marte.

Como definido no site do projeto, apenas “uma pequena ideia do que as meninas de ontem estão fazendo de memorável hoje”.

Espaco para mulheres2
Os exemplos reunidos na página da iniciativa dividem as pesquisadoras em quatro áreas, para ajudar a orientar e estimular as aptidões das estudantes. (imagem: reprodução)

Mais do que apresentar exemplos de sucesso, a iniciativa visa aproximar as potenciais pesquisadoras das jovens mulheres que podem servir como inspiração para suas carreiras. As estudantes são convidadas a interagir com as cientistas por meio do próprio site, integrando os debates dentro de cada área, ou através do Twitter. A ferramenta também recebe atualizações das pesquisadoras durante sua semana de trabalho.

Apesar do fato de que trabalhar na Nasa pode ser considerado um sonho comum para os estudantes dessas áreas, a iniciativa não deseja conquistar novas pesquisadoras apenas para a agência. O objetivo é mostrar que, independentemente da área escolhida pela jovem, há diversas oportunidades de trabalho gratificantes.

Além de ter como público-alvo as jovens estudantes, a iniciativa busca chamar atenção de instituições ligadas ao ensino formal e informal – escolas, sociedades, clubes e demais organizações voltadas ao desenvolvimento de meninas nessa faixa etária – para as oportunidades existentes na área.

A ação integra o programa da agência espacial Women in Nasa (Mulheres na Nasa, em tradução livre), que também visa estimular uma maior participação feminina na engenharia, na matemática e nos campos afins da ciência, além de celebrar as importantes colaborações das mulheres à ciência e à exploração espacial.