Ex-blogueiros falam sobre seus ex-blogues

Ex-blogueiros
Da esquerda para a direita: Gabriel Von Doscht (do ‘Dequejeito’); Rafael Capanema (do ‘Pão com manteiga na chapa’); Tiago Dória (mediador); Clarissa Passos (do ‘Garotas que dizem ni’) e Gilberto Knuttz (do ‘Uêba’).

Fiquei devendo ainda um texto sobre o último debate a que assisti ontem: o ‘Existe ex-blogueiro?‘, com moderação de Tiago Dória e a participação de famosos blogueiros de outrora, que por alguma razão teriam largado suas publicações. Uma conversa que, na pauta, prometia o seguinte:

Com a ascensão de novas redes sociais e sites de microblogging como o Twitter, muitos blogs encerraram atividades. Por que isso está acontecendo? Qual o futuro da blogosfera? Reunir blogueiros de expressão que, temporariamente ou não, deixaram seus blogs de lado.

Pois é, essa era a proposta. Mas o fato é que pouco se tentou investigar se a premissa de que os blogues estão em decadência – premissa estranha, porque a cada dia há mais blogues – é verdadeira. E se é, por que motivo isso acontece? Seria o surgimento do Twitter, que de certo modo afetou os blogueiros que apostavam em pequenas pílulas? Será que os ‘ blogueiros profissionais’ (aqueles que aceitam publicar textos elogiando determinado produto em troca de dinheiro) afastaram um outro nicho interessado apenas em conteúdo autoral? Será que a nova geração é menos criativa?

Eram tantos os aspectos a ser tratados… Mas no fundo todos os blogueiros (ex-blogueiros) à mesa deram uma razão para o fim de suas empreitadas: “estavam cansados de escrever”. É um motivo, mas é provável que não seja o único. Mesmo esse cansaço poderia ser investigado de forma mais profunda no debate: por que o cansaço? Onde a curva de empolgação com a escrita em blogues arrefeceu? Assim como na mesa de streaming e MP3, não houve tentativa de andar para frente com as questões. 

 

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line