Feiura pede passagem

Depois de ver as imagensdessesinsetos e larvas produzidas a partirde microscópios eletrônicos de varredura (MEV), fica difícil pensar emcriaturas mais horrendas. Os olhos esbugalhados, os pelos e as presas saltadasnão fariam feio – com o perdão do trocadilho – em nenhum filme de terror.

Mesmo com tantasopções de feiura artrópode pelo mundo, um concurso promovido por pesquisadores da Universidade Northern Arizona tentou bater o martelo e decidir, afinal,qual o inseto mais feio que habita o planeta Terra.

O ganhador – com 30% dos votos – foi o insetoassassino (uma espécie de percevejo da família Reduviidae), considerado por nós da redaçãoum cara até bem simpático, perto de alguns outros. O inseto assassino medeentre cinco e 37 milímetros e injeta saliva tóxica nas suas presas, paradigeri-las enquanto suga seus nutrientes.

A pesquisadora florestal Marilee Seller, idealizadora do concurso, lançou-o pelaprimeira vez em 1997. De lá para cá, o número de votos aumentouvertiginosamente: este ano, mais de 36 mil pessoas votaram, quase o quádruplodo ano passado. O investimento em mídias sociais – como a criação de perfis noFacebook para cada inseto – alavancou a popularidade do concurso.

Larva de mosca varejeira
Já a redação da CH escolheu a larva de mosca varejeira como uma das criaturas mais feias da Terra (foto: Eye of Science / SPL / Barcroft Media) .

Fizemos um concurso semelhante aqui na redaçãoda CH. O vencedor não foi nenhum dos participantes do concurso norte-americano– achamos esses até bonitinhos.

Foi a imagem da larva de mosca varejeira (Protophormia sp.), publicada pelo jornalinglês Telegraph (acima) junto com outrosartrópodes menos nojentos, que fez todos nós revirarmos o rosto de nojo.

Assista ao vídeo do ganhador do concursopromovido pela Universidade Northern Arizone sobre o inseto assassino,considerado por 36 mil pessoas ‘o mais feio do mundo’ (em inglês).

 

Isabela Fraga
Ciência Hoje / RJ