Física dos heróis

Quando o Super-Homem voa ao redor da Terra e, com a sua velocidade, muda a rotação do planeta e faz o tempo voltar para salvar a vida de sua amada, quantas leis da física ele estaria quebrando?

Quem viu o filme pode não ter se perguntado isso, mas que soa estranho, isso soa. E fascinante também. Uma pessoa resolveu levar ou poderes dos super-heróis um pouco mais a sério, e está visitando as universidades norte-americanas com a proposta de avaliar de perto a física desses personagens.

James Kakalios, sobre quem já falamos anteriormente, corre os Estados Unidos palestrando sobre a física dos super-heróis, e propõe que professores façam o mesmo em suas aulas. O assunto é, inclusive, tema de um livro seu.

Em reportagem reproduzida na Scientific American Brasil, James Kakalios diz:

Histórias em quadrinhos frequentemente acertam sua física. […]. Pelo menos uma vez que se aceite uma premissa inicial impossível, como a ideia de que um homem é capaz de voar como um morcego, ou é mais veloz que um projétil disparado.

Ou seja, a boa vontade da análise inicial joga uma outra luz sobre os super-heróis. E não apenas sobre os super-heróis. Imagine, por exemplo, o quanto se pode discutir sobre a matéria assistindo a filmes com temática de viagem no tempo. Ou com personagens que têm a capacidade de manipular campos magnéticos. A lista é enorme, já que normalmente um super-herói é super justamente por desafiar o que não é terreno.

Assista ao trecho (dublado em turco) do filme Superman o filme, em que herói, para salvar Lois Lane, muda a rotação da Terra e volta o tempo

Assista a um trecho (em inglês) da série Lost, onde os personagens viajam no tempo

Não à toa, algumas revistas de curiosidade e canais de televisão já aproveitaram o filão para analisar possíveis super-heróis do mundo real, entender e explicar como algumas pessoas conseguem superar limites impensáveis.

E aqui vai a nossa dica ao professor. Fique atento ao gosto do seu aluno. Aproveite o que ele anda lendo e vendo na TV. O que mais há são séries baseadas em viagem no tempo e super-heróis; uma física do impossível, mas que pode render muita discussão em sala de aula. Lembre-se de que, na sua época de aluno, o National Kid era fascinante e – agora falando aos professores mais jovens – o Jaspion vestia a roupa de herói.