Física em movimento

Nadar, correr, pular, jogar bola. Onde? Num museu de ciência. A combinação inusitada é promovida pela exposição Movimente-se! A física dos esportes, em cartaz no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ). Tendo como mote cinco modalidades olímpicas e paralímpicas, a mostra aborda a física presente nos movimentos dos atletas e dá ao visitante a oportunidade de observá-los e experimentá-los.

A exposição ocupa 700 metros quadrados e está dividida em dois espaços, o “Estádio do Conhecimento” e a “Arena Olímpica”. No primeiro, há painéis que oferecem informações sobre as três leis do movimento propostas por Isaac Newton e suas relações com os esportes. Também fazem parte desta área alguns objetos relacionados a modalidades esportivas, como uniformes e acessórios.

Arena do conhecimento
Na ‘Arena do conhecimento’, painéis abordam a relação entre as leis de Newton e movimentos próprios de cada esporte. (foto: Divulgação)

Mas o que conquistou o pessoal aqui da redação – e certamente conquistará o público – foi a “Arena Olímpica”, onde o visitante pode experimentar as modalidades (futebol, vôlei, ginástica artística, atletismo e natação) em espaços interativos. Difícil não ficar tentado a testar suas habilidades de se equilibrar na trave, fazer passes e chutar a gol com os olhos vendados ou desafiar os amigos para uma partida de vôlei onde todos os participantes devem ficar sentados. 

A brincadeira, claro, tem como propósito divulgar ciência, de um jeito divertido e atraente. “Como museu de ciências, queremos falar de ciência e contribuir para que ela seja compreendida por todos e associada a momentos prazerosos”, ressalta a física Mônica Dahmouche, curadora da exposição e diretora do museu. Movimente-se! pega carona nos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio em 2016. “Sabemos que todas as atenções estarão voltadas para esse evento, então falar de ciência e esporte é um bom gancho para atrair o público”, avalia a especialista.

Futebol de olhos vendados
Futebol, a paixão nacional, não poderia ficar de fora. Mas com algumas particularidades, claro: neste módulo, os visitantes devem treinar passes e chutes a gol com os olhos vendados. (foto: Divulgação)

Inaugurada no dia 30 de setembro, esta é a primeira exposição de grande porte inteiramente desenvolvida no Museu Ciência e Vida, criado em 2010 como iniciativa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). O espaço tem entrada gratuita e, além das exposições, organiza eventos como palestras com cientistas, oficinas e contação de histórias – uma contribuição valiosa para a região onde está inserido, a Baixada Fluminense.

Exposição Movimente-se! A física dos esportes
Museu Ciência e Vida
Rua Ailton da Costa, s/n, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias, RJ
Visitação:
de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada gratuita 
Informações e agendamento de grupos: (21) 2671-7797

 

Catarina Chagas
Instituto Ciência Hoje/ RJ