Florianópolis, capital da ciência brasileira

A ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, cidade que sedia pela primeira vez uma reunião anual da SBPC. A última cidade da Região Sul do país a sediar o evento havia sido Porto Alegre, em 1999.

Está tudo pronto para o início de mais uma grande festa da ciência brasileira. Na semana que vem, o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será o palco da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que celebra este ano sua 58ª edição. Na pauta do encontro, temas da ordem do dia da ciência e tecnologia no Brasil, como a implantação da TV digital, gripe aviária, mudanças climáticas globais, nanotecnologia, violência urbana e inclusão social, entre muitos outros.

As reuniões anuais da SBPC são uma ocasião única que o público tem para entrar em contato com a ciência e tecnologia de ponta feita no Brasil, apresentada por alguns de nossos principais pesquisadores. Poucas iniciativas têm o privilégio de reunir no mesmo evento nomes de destaque de áreas distintas, como Miguel Nicolelis, Carlos Nobre, Niède Guidon, Francisco Salzano e Marilena Chauí – todos eles confirmados na reunião de Florianópolis.

Ao longo de cinco dias, centenas de eventos simultâneos permitirão que os participantes montem sua programação em função de seus interesses. Os números da programação são superlativos: cerca de 600 palestrantes farão 50 conferências, 60 simpósios, 50 minicursos e 30 mesas-redondas, entre outras atividades.

A reunião anual da SBPC se renova em 2006: a maior novidade é a transmissão de parte da programação pela internet. A previsão é que 65 atividades sejam difundidas em tempo real, totalizando 125 horas de transmissão nos cinco dias de evento. Para assistir à programação on-line, basta acessar www.sbpc.ufsc.br .

Interdisciplinaridade

Cartaz oficial da 58a Reunião Anual da SBPC. 

O lema da reunião da SBPC deste ano é “semear a interdisciplinaridade”, e começa a ser posto em prática no formato de algumas atividades. Uma das inovações do evento deste ano é a realização de grupos de trabalho interdisciplinares, nos quais especialistas de diferentes campos discutirão questões como biodiversidade, terapia gênica ou criminalidade.

 

Outra novidade é a realização de encontros abertos, nos quais pesquisadores de várias instituições discutirão tópicos como política de florestas, nanotecnologia, propriedade intelectual ou a divulgação científica no Brasil. Os debates promovidos nesses encontros darão origem a documentos que devem orientar a atuação futura da SBPC.

 

A programação conta ainda com eventos consagrados em reuniões anteriores, como a feira de livros, a Expociência – agora chamada ExpoT&C; – ou a SBPC Jovem, que espera reunir cerca de 3 mil jovens em sua 14ª edição. A programação completa

pode ser consultada na internet.

 

A abertura oficial do evento está marcada para as 18h30 de domingo, no campus da UFSC. A Ciência Hoje On-lineestará em Florianópolis para cobrir o evento: ao longo de toda a semana que vem, você confere aqui, em tempo real, as principais novidades da reunião anual.

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
13/07/2006