O que define nossos comportamentos? Teriam eles origem no nosso código genético ou seria a cultura a responsável por ditar as regras da nossa atuação no mundo? Estas são as questões discutidas no segundo vídeo da série ‘CHats de Ciência’, promovida pelo Instituto Ciência Hoje (ICH).
No episódio desta semana, o bioquímico Franklin Rumjanek, um dos diretores do ICH, fala sobre a possibilidade de herança de comportamento nos seres humanos e da dificuldade de se distinguir traços genéticos de influências culturais.
O pesquisador também aborda a utilização política da temática e o preconceito relacionado à atribuição de explicações genéticas para comportamentos humanos, além de avaliar as contribuições da neurofisiologia e da neuroquímica para o debate.
‘CHats de ciência’ é uma série de vídeos em que especialistas apresentam de forma simples, curta e dinâmica temas atuais e instigantes do mundo científico. Os ‘CHats’ vão ao ar quinzenalmente, alternando com as edições do nosso podcast, o Estúdio CH.
As primeiras sete produções foram realizadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e vale reforçar que, para dar continuidade ao projeto, contamos com a colaboração dos leitores, que podem (e devem) opinar e sugerir novos temas a serem abordados. Basta utilizar os comentários abaixo ou entrar em contato pelas nossas redes sociais.