‘Guerra e Paz’ e o 11 de Setembro

A revista The Lancet desta semana traz artigos sobre os impactos do 11 de Setembro. Até aí nada demais – boa parte das publicações vai refletir sobre os dez anos dos atentados terroristas que mudaram o mundo.

Mas a revista britânica dedicada a questões de saúde caprichou na ‘embalagem’: preencheu capa e contracapa com os dois painéis de Guerra e Paz, obra monumental do pintor brasileiro Cândido Portinari que embeleza a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (Estados Unidos).

No editorial, a equipe lembra o teor simbólico da obra no que diz respeito a saúde e bem-estar. E faz um paralelo com as intenções da ONU, que muitas vezes tem sido ignorada ou marginalizada por países em guerra.

“No aniversário do 11 de Setembro, as nações devem pensar sobre como fortalecer uma organização indispensável que deve sua existência à guerra e seu futuro à paz – talvez a mais pungente mensagem de Portinari”, conclui o texto.

Helena Aragão

Ciência Hoje On-line

Matéria publicada em 02.09.2011

COMENTÁRIOS

Os comentários estão fechados

CONTEÚDO RELACIONADO

A matemática de Hércules

O que uma ‘matemusicista’ que contorna o tédio das aulas com rabiscos em seu caderno e um artigo publicado na revista ‘Science’ têm em comum?

Astronomia para os pequenos

Projeto multimídia voltado para crianças de regiões em desenvolvimento ganhou prêmio da revista ‘Science’ para ferramentas educativas on-line.

Abrir Chat