Há 30 anos com a ciência

Acreditem: aqui na redação, todo dia é dia de ciência. Na verdade, desde que a revista Ciência Hoje foi lançada em julho de 1982, a nossa vida confunde-se com os acontecimentos científicos das últimas três décadas.

A equipe da Ciência Hoje achou que valia celebrar os 30 anos da primeira revista de divulgação científica do país. Festejamos, pois, à nossa maneira: falando de ciência.

‘Todo dia é dia de ciência’ é o nome da agenda que preparamos para abrir as comemorações da fase balzaquiana. Com tiragem de mil exemplares, essa ‘agenda científica’ registra, a cada dia do ano, um fato relevante ou uma descoberta importante do mundo do conhecimento.

São acontecimentos variados, que perpassam muitos séculos. Registramos, por exemplo, que em 1º de janeiro de 1653 o naturalista inglês Robert Hooke descobriu, em um pedaço de cortiça, espaços vazios delimitados por ‘paredes’. Foi nada menos que o primeiro registro de uma célula.

“Por mais que tenhamos tido dificuldades com algumas datas, achamos muitos acontecimentos interessantes em todos os dias do ano”

Qual uma viagem no tempo, o ano já é 1968. O dia, 31 de dezembro. A data é do voo do primeiro avião comercial supersônico do mundo, o Tupolev Tu-144. As informações da efeméride também fazem parte da nossa compilação.

Vale lembrar: não foi fácil cobrir os 366 dias do ano – afinal, ‘só’ para dificultar ainda mais a pesquisa, este ano é bissexto. Imagine encontrar o registro exato do dia de um evento que aconteceu há mais de quatro séculos? A ideia, no entanto, mobilizou a redação que, em cerca de três meses, preparou todo o conteúdo da agenda.

“No início, a gente procurou eventos que não poderiam ficar de fora”, conta Alicia Ivanissevich, editora da revista Ciência Hoje há 14 anos. “Por mais que tenhamos tido dificuldades com algumas datas, achamos muitos acontecimentos interessantes em todos os dias do ano, o que justificou o nome da agenda.”

Ivanissevich é mentora da agenda, “uma ideia que existe há muito tempo”, diz. A comemoração dos 30 anos da revista, somado ao apoio da Faperj, serviu como “a desculpa que faltava” para que o projeto se concretizasse.

1961 - primeiro homem no espaço

E eis agora a agenda ‘Todo dia é dia de ciência’, que compartilhamos com os nossos parceiros durante os 30 anos de trajetória. Claro que não podemos contemplar todos com um exemplar, o que era – acreditem – o nosso desejo.

Mas fica aqui o gesto simbólico de gratidão aos leitores, nossos maiores cúmplices.

A partir da data de hoje até o dia 31 de janeiro, quem assinar a revista Ciência Hoje ganhará um exemplar da agenda.

E, para quem chegou até o final do texto, atenção: as três primeiras pessoas que comentarem por aqui este post também terão direito a uma agenda. Vão por nós: vale a pena. Um, dois, três e já!

 

Para assinar a Ciência Hoje, ligue 0800 727 8999


Thiago Camelo

Ciência Hoje On-line