Hino da ciência

Não foi lá muito divulgado, mas hoje – 13 de outubro – é o dia do Hino Nacional Brasileiro. Nesse mesmo dia, em 1831, ele foi cantado pela primeira vez em solo nacional. É difícil que, pelo menos uma vez, um de nós não o tenha entoado. Ao menos, aqueles que estudaram em escolas no Brasil.

É bom lembrar que hinos não são compostos apenas para países. Cidades, colégios, clubes de futebol, instituições e ceitas religiosas também são homenageados com canções.

E eis que surge o projeto Symphony of Science, criado em 2009 pelo músico John Boswell, com a finalidade de divulgar a ciência por meio da música.

A proposta é remixar depoimentos famosos dos maiores cientistas e divulgadores de ciência do mundo, de modo que essas falas se encaixem com a melodia da canção. O resultado muitas vezes é engraçado, um tanto cafona – é verdade –, mas cativa.

“A ciência é a poesia da realidade”

Cativa, por exemplo, por meio de peças como o Um Hino pela ciência, que conta com a ‘participação’ de pesos-pesados da área como os físicos Richard Feynman e Stephen Hawking, o astrônomo Carl Sagan e o evolucionista Richard Dawkins.

Aliás, o refrão da canção é a famosa frase de Dawkins: “Existe poesia de verdade no mundo real. A ciência é a poesia da realidade”. Um verso bem bonito, que poderia entrar em qualquer estrofe de hinos de países, cidades, colégios, clubes de futebol etc.

Ouça a música e veja, também, imagens raras dos renomados cientistas e divulgadores.