ICH na luta contra o aquecimento global

 

 

O Instituto Ciência Hoje (ICH) mais uma vez leva suas ações para a tela da TV. Está sendo lançada a campanha A Ciência pode ajudar, promovida em parceria com a Rede Globo. A iniciativa é composta por quatro filmes que destacam a importância da ciência na busca de maior conhecimento sobre o aquecimento global e de soluções para o problema.

A expectativa é de que o programa alcance resultados tão bons quanto os da campanha Ciência vale a pena, realizada nesses mesmos moldes e lançada em 2004 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a ciência.

Feitos em linguagem acessível ao grande público, os vídeos da campanha A Ciência pode ajudar têm duração de 30 segundos cada um. A direção científica ficou a cargo do ICH, que contou com consultorias de cientistas e pesquisadores da área. A Central Globo de Comunicações ficou responsável pela direção de arte e de produção.

Os filmes chamam a atenção para os efeitos negativos do aquecimento global e tentam conscientizar o telespectador a fazer a sua parte para minimizá-los. Além disso, os vídeos mostram que, por meio da ciência, é possível conhecer melhor as mudanças provocadas pelo aquecimento global e suas causas, o que torna necessário investir mais em novos estudos que sirvam como base para a elaboração de estratégias para enfrentar o problema. 

A campanha, produzida com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), começará a ser veiculada em rede aberta em diferentes horários, na tentativa de atingir quase toda a população brasileira (cerca de 120 milhões de telespectadores). Por enquanto, apenas três dos quatro filmes estão finalizados.

“Com essa campanha, o ICH está cumprindo o seu papel de alertar o grande público sobre os impactos do aquecimento global no planeta”, avalia Elisabete P. Guedes, Superintendente Executiva do ICH.


Thaís Fernandes

Ciência Hoje On-line
18/11/2008