Independência questionada

Você confiaria em um blogue de nutrição chancelado por uma das maiores empresas de comida industrializada do mundo?

Você confiaria em um blogue de nutrição chancelado por uma das maiores empresas de comida industrializada do mundo?

Pois é. Foi com essa questão que o ScienceBlogs – maior agregador de blogues de divulgação científica do mundo – teve de lidar na semana passada.

O ScienceBlogs é reconhecido pela qualidade e confiabilidade do seu conteúdo. O portal foi questionado por uma proposta ousada: publicar um blogue mantido pela PepsiCo, megacompanhia que está por trás do famoso refrigerante e também de dezenas de biscoitos, salgadinhos e produtos que muitos associam à obesidade e a estilo de vida pouco saudável.

De fato, um senhor dilema ético: será que os interesses comerciais da PepsiCo não interfeririam no conteúdo dos textos?

Ainda há outra questão fundamental à história. A PepsiCo pagava um valor – não revelado – para a Seed (grupo de mídia que fundou os ScienceBlogs e que mantém outras iniciativas de divulgação científica) hospedar o seu blogue.

A confusão foi tão grande que o fundador da Seed, Adam Bly, teve de escrever um comunicado para os colaboradores do portal se explicando (a nota foi reproduzida pelo jornal britânico The Guardian).

Em uma longa carta aos leitores e colaboradores do ScienceBlogs, Adam disse: “Claro que reconhecemos e, claro, o mesmo acontece com a PepsiCo!  que [a companhia] ganhou muito dinheiro com venda de refrigerantes e batatas fritas”. E acrescentou: “Maseles também reconhecem que o futuro deles próprios será problemático caso não abordem questões como obesidade edesnutrição no mundo”.

Adam ponderou também que o portal precisa arrecadar fundos para se manter e que recorrer a blogues patrocinados poderia ser uma estratégia válida para tanto.

Não deu certo. O rebuliço continuou e Adam foi obrigado a voltar atrás e desligar a PepsiCo do ScienceBlogs. O (curto) comunicado de cancelamento do blogue dá razão aos protestos e afirma que a empresa “não estava interessada em manter um diálogo genuíno [com a comunidade científica]”.

O blogue da PepsiCo, Food Frontiers (algo como ‘As fronteiras da comida’), se mantém no ar, mas já sem o reconhecimento do ScienceBlogs. Em nota, a empresa trata o desligamento de modo político e sem comprar conflitos.

Motim

É importante lembrar que dezenas de colaboradores-cientistas escrevem para o ScienceBlogs sem ganhar um centavo. E mais: alguns deles já publicaram textos sendo muito duros com esse tipo de indústria de alimento. 

Alguns blogueiros simplesmente pararam de escrever no ScienceBlogs

Daí a surpresa com a presença de um blogue escrito por cientistas que trabalham na PepsiCo. Para muitos, uma verdadeira lambança do ScienceBlogs.

O anúncio desencadeou um verdadeiro motim por parte de alguns blogueiros do portal. Os mais radicais simplesmente pararam de escrever no ScienceBlogs (e até hoje não voltaram a publicar).

Repercussão na blogosfera nacional

Conversamos sobre o caso com três blogueiros de ciência brasileiros, velhos conhecidos de nossos leitores. Todos eles, de alguma forma, contribuem para a franquia nacional do ScienceBlogs, o Science Blogs Brasil (no ar desde março de 2009).

– O ScienceBlogs já havia montado blogues corporativos (uma fonte de renda maissegura do que banners), e curiosamente ninguém se manifestou contra umblogue da Shell, que com certeza apresenta vários conflitos de interesseem geral. Não sei o que ocorreu de diferente desta vez, acredito que oconflito PepsiCo/obesidade seja tão grave quanto Shell/aquecimentoglobal – opina, por e-mail, Atila Iamarino, um dos administradores do Science Blogs Brasil.

Atila, que mantém um blogue no Science Blogs Brasil, traz a Shell à tona com razão. A empresa já manteve uma página no portal estrangeiro sobre energia, e pouco (quase nenhum) movimento contrário ocorreu. A gigante GE também teve blogue por lá. 

– O que me parece é que deveriam deixar bem clara a separação entre conteúdo editorial e conteúdo comercial, a sagrada separação Igreja/Estado. Pessoalmente não veria maiores problemas em haver um blogue corporativo – diz, também  por e-mail, Roberto Takata, blogueiro de divulgação científica (leia aqui um texto em que ele debate o assunto). Roberto não é titular de um blogue no ScienceBlogs Brasil, mas colabora eventualmente com as publicações da casa.

A opinião de Roberto converge com a de Carlos Hotta, que também administra o Science Blogs Brasil e cuida de um blogue no portal. Para ele, o caso PepsiCo afetou a credibilidade da Seed, mas não a dos blogueiros associados ao portal de ciência – “o site brasileiro incluso”, frisa Carlos.

Não há a menor dúvida de que a polêmica ainda está no ar. Vários blogueiros estão escrevendo sobre o que ocorreu e, no próprio ScienceBlogs, o tema ainda gera debate. É um capítulo importante para a comunidade de divulgação científica na internet. Acompanhemos.


Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line